Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TST concede férias em dobro a funcionários lesados

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    Cinco servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), do Rio de Janeiro, tiveram confirmado na Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho o direito a um novo período de férias com remuneração das mesmas em dobro porque a autarquia efetuou o pagamento fora do prazo previsto em lei.

    Os cinco funcionários do Inmetro saíram de férias no dia 1º de janeiro de 1989, mas só receberam no dia 25 de janeiro. A CLT (artigo 145) prevê o pagamento das férias e do abono dois dias antes do início do respectivo período.

    O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (1ª Região) reformou a sentença que absolveu o Inmetro e condenou-a ao pagamento em dobro da remuneração por entender que, apesar de os servidores terem usufruído dos 30 dias de descanso, o atraso anularia a concessão das férias, convertendo-as em licença remunerada. Com isso, os cinco servidores passaram a ter direito a um novo período, com a remuneração em dobro.

    O relator do recurso do Inmetro no TST, ministro Emmanoel Pereira, disse que o pagamento das férias com o acréscimo de um terço ganhou “fórum constitucional” No caso dos servidores da autarquia, as férias foram concedidas, mas o pagamento só saiu com quase um mês de atraso. “Apesar de concedidas, somente foram remuneradas ao final, desvirtuando a sua finalidade, que é preservar a higidez física e mental do trabalhador, para que possa, inclusive, ter um rendimento no trabalho de acordo com as expectativas do empregador”, afirmou.

    Para o relator, sem a remuneração antecipada das férias, o trabalhador enfrenta, de certa forma, “a impossibilidade de gozar do direito que lhe é assegurado pela Constituição Federal e que está situado no rol dos direitos constituídos como cláusula pétrea, tal como se dá com os direitos sociais”. “É imperativo constitucional o pagamento das férias antes do seu usufruto”, afirmou.

    Pela Constituição e pela lei, o empregador é obrigado a pagar antecipadamente a remuneração das férias com adicional de um terço e a conceder o período de descanso. Segundo o relator, sem a satisfação conjunta dessas obrigações, torna-se indiscutível a aplicação do artigo 137 da CLT que estabelece que são devidas em dobro as férias.

    EXPRESSO DA NOTÍCIA, a sua agência de notícias jurídicas na Internet

    • Publicações8583
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-concede-ferias-em-dobro-a-funcionarios-lesados/137897

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)