Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

TST libera bloqueio determinado em excesso e envia feito à Corregedoria

Fonte : Portal Migalhas

há 6 anos


A SDI-II do TST determinou a liberação do excesso de penhora anterior à prolação de sentença em razão do descumprimento pelo juízo de origem de determinação da Corte Superior.

O juízo da 7ª VT de Belém/PA deferiu tutela de urgência, em ação ajuizada por um sindicato, para desconsiderar a personalidade jurídica de administradora de consórcios e determinar a inclusão de seus sócios no polo passivo de execução. Na decisão, o juízo incluiu a administradora como responsável solidária na condição de integrante de grupo econômico, impondo bloqueio de valores encontrados em conta corrente e constrição patrimonial e indisponibilidade de bens.

A subseção, em decisão proferida no agravo regimental, determinou a liberação imediata do montante excedente constritado, o que não foi atendido pelo juízo da execução, sobrevindo a sentença. Não houve a liberação do montante determinado, mas a penhora, em outros autos, deste valor, decisão do juízo da execução corroborada pela Corregedoria Regional.

Tumulto processual

Ao considerar que houve descumprimento de determinação da própria Corte, a SDI-II flexibilizou a súmula 414 e determinou a liberação do excesso de penhora anterior à prolação de sentença. Na análise do recurso, o ministro Alexandre Belmonte, relator, ponderou que ocorreu bloqueio de numerário pertencente a um grupo de indivíduos consorciados que em nada se relaciona com a demanda promovida no feito matriz.

"O descompasso entre a atuação jurisdicional daquela eg. Corte e a determinação expressa desta c. Subseção evidencia tumulto processual que comporta ser averiguado pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho. Havendo determinação de liberação de montante, anteriormente à sentença proferida no feito matriz, não se pode simplesmente aplicar o entendimento inserto na súmula nº 414, III, do TST, sob pena de inocuidade da ordem judicial."

Para o advogado representante da empresa, Mauricio Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, o reforço da decisão do TST após o julgamento da ação original foi algo necessário: "O Tribunal Superior do Trabalho não pode tolerar o descumprimento de uma ordem expressa sua. Flexibilizar a aplicação da súmula significou garantir um bem muito maior, que é a autoridade do Tribunal."

Confira o acórdão.

ACESSE MEU BLOG LÁ VOCÊ TERÁ ACESSO A NOTICIAS, ARTIGOS, MODELOS DE PEÇAS E TUDO QUE PRECISA SABER SOBRE A PROVA DA OAB : MUNDO JURÍDICO

  • Sobre o autor ESPECIALISTA EM MARKETING JURIDICO
  • Publicações64
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-libera-bloqueio-determinado-em-excesso-e-envia-feito-a-corregedoria/640276324

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Agravo de Petição em Embargos de Terceiro Interposto pela Embargada. Tempestividade dos Embargos de Terceiro - Apelação Cível

Petição Inicial - TRT04 - Ação Embargos de Terceiros - Etciv - de Leonardo Comercial de Veiculos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)