Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TST – Vigilantes com jornada 12×36 conseguem prorrogação do adicional noturno

    A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho deferiu a um grupo de vigilantes que prestava serviços ao Estado da Bahia o pagamento do adicional noturno sobre as horas trabalhadas após as 5h da manhã. Embora a jornada não fosse cumprida integralmente no período noturno, os ministros admitiram a extensão por se tratar de regime de 12h de serviço por 36h de descanso que abrangia todo o turno da noite.

    A decisão é favorável aos vigilantes representados pelo Sindivigilantes em processo contra a F. V. Segurança Patrimonial, antiga empregadora que tinha contrato com o Estado. O adicional era concedido das 22h às 5h, mas a jornada era das 19h às 7h.

    Para o Sindivigilantes, a parcela incidiria por todo o período, nos termos do item II da Súmula 60 do TST. De acordo com o verbete, se a jornada ordinária for cumprida integralmente no período noturno e houver prorrogação, é devido o adicional quanto às horas prorrogadas.

    O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) julgaram improcedente o pedido de extensão do adicional. Para o TRT, a Súmula 60 não se aplica ao caso porque a jornada era cumprida em turnos mistos (diurno e noturno) sem horas extras. O Sindivigilantes, então, recorreu ao TST.

    O relator do recurso de revista, ministro Walmir Oliveira da Costa, assinalou que o empregado submetido à jornada de 12×36 que compreenda a totalidade do período noturno (das 22h às 5h, nos termos da CLT) tem direito ao adicional sobre as horas trabalhadas após as 5h. A conclusão consta da Orientação Jurisprudencial 388 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do TST. Como os vigilantes trabalhavam das 19h às 7h, a Primeira Turma, por unanimidade, deferiu o pagamento do adicional por todo o expediente.

    Processo: RR-2200-42.2009.5.05.0020

    Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-vigilantes-com-jornada-12x36-conseguem-prorrogacao-do-adicional-noturno/597073276

    Informações relacionadas

    Súmula 60 do TST: adicional noturno

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 60 do TST

    Miguel Gustavo, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Prolongação do Adicional Noturno

    Enviar Soluções, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    TST – Vigilantes com jornada 12×36 conseguem prorrogação do adicional noturno

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 4 meses

    Clt Comentada

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Trabalho em uma policlínica como recepcionista jornada 12x36 e fui informada que a prefeitura concede uma hora de descanso, mas não é obrigada. Há obrigação de cederem esse horário de descanso ou é facultativo? Grata. continuar lendo