Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turma extingue HC de mulher condenada pelo homicídio de jovem para ficar com bebê

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    Pelo voto da maioria de seus integrantes, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal extinguiu, por inadequação da via processual, o Habeas Corpus (HC 113885) impetrado pela defesa de E.C.F.Z., que responde a ação penal por supostamente ter causado a morte de uma jovem para tomar para si seu filho, um bebê de 24 dias.

    Os fatos ocorreram em 26/3/2011, e E.C. se encontra detida desde 30/3/2011 na Penitenciária Feminina do Estado em Piraquara (PR). O processo tramita no Foro Regional de São José dos Pinhais (PR) e, segundo a relatora do HC, ministra Rosa Weber, a denunciada foi condenada, no dia 15/8, a 15 anos de prisão.

    A superveniência da condenação foi o fundamento adotado pela relatora para negar o pedido de revogação da prisão cautelar decretada pela Justiça do Paraná. O principal argumento da defesa era o de excesso de prazo para a instrução processual, que configuraria constrangimento ilegal da ré.

    Os advogados alegavam que, uma vez ultrapassado o prazo de 90 dias previsto no artigo 412 do Código de Processo Penal, a sentença deveria ser proferida no estado em que a causa se encontrar. A prolação da sentença, portanto, afastou esse motivo. Ficou vencido, no julgamento do HC pela Primeira Turma, o ministro Março Aurélio, que concedia a ordem de ofício.

    Denúncia

    De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Paraná, E. C. teria trazido a vítima, uma jovem de 16 anos, da cidade de Guaratuba até São José dos Pinhais, com a promessa de que pagaria R$ 1.500 pela criança. Dentro do carro, ela teria matado a adolescente por sufocamento, apertando seu pescoço com as mãos e com um pano. Em seguida, teria ocultado o corpo às margens de uma estrada de terra e levado consigo o bebê, abandonando-o três dias depois numa igreja na cidade de Guaraniaçu.

    Processo HC 113885

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-extingue-hc-de-mulher-condenada-pelo-homicidio-de-jovem-para-ficar-com-bebe/100657280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)