Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Uber é condenada pela Justiça do Trabalho em R$ 1bilhão por danos morais coletivos

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 8 meses

A 4ª Vara do Trabalho de São Paulo condenou a Uber a realizar a contratação de todos os motoristas ativos em sua plataforma, além de pagar R$ 1 bilhão em danos morais coletivos. Publicada nesta quinta-feira (14/9), a decisão foi tomada em sede de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho.


Para o juiz Maurício Pereira Simões, a empresa sonegou direitos mínimos, deixou colaboradores sem proteção social e “agiu dolosamente no modo de se relacionar com seus motoristas”.

O magistrado afirmou que as provas constantes nos autos demonstram que a Uber agiu de forma planejada com o objetivo de não cumprir a legislação do trabalho, previdenciária, de saúde e de assistência, se omitindo em suas obrigações mesmo quando tinha o dever constitucional de observar as normas.

O julgador deu prazo de seis meses, após o trânsito em julgado da ação, para que a empresa assine a carteira profissional de todos os motoristas. Determinou, ainda, que todas as futuras contratações sigam essa diretriz.

Cabe recurso.

(Processo nº 1001379-33.2021.5.02.0004)

Voltar: https://ww2.trt2.jus.br/noticias/noticias/noticia/sentenca-condena-aplicativo-de-transportes-emr1-...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores578
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uber-e-condenada-pela-justica-do-trabalho-em-r-1bilhao-por-danos-morais-coletivos/1969532341

Informações relacionadas

Leal e Ache Advogados, Advogado
Modeloshá 2 anos

Termo de acordo extrajudicial de divórcio, partilha de bens, aguarda e alimentos de menor

Sheyla Lavor, Advogado
Notíciashá 2 anos

Novo precedente: em decisão inédita, TST reconhece vínculo de emprego entre Uber e motorista

Priscylla Souza, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de peça: Recurso Ordinário Trabalhista

Fabricio Ferri, Advogado
Notíciashá 3 anos

Auxílio-doença previdênciario ou acidentário?

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[MODELO] Inventário Extrajudicial - com partilha amigável de bens.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tira-se, com essa decisão, toda a vantagem de se trabalhar para a Uber, impondo sobre o transporte coletivo um pesado jugo estatal, causando, futuramente, aumento de custos. Trará malefícios ainda maiores se se aplicar essa decisão às demais empresas de transporte por aplicativos. Péssimo para a liberdade econômica e para a livre concorrência (naquilo que é, ou era, possível). continuar lendo

essa decisão contra a Uber, em tese, pode ser aplicada contra diversas empresas na Internet, dentre ela o Mercado Livre. continuar lendo