Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Última sessão de José Amâncio

    há 16 anos

    O desembargador José Amâncio de Sousa Filho se despediu do Tribunal de Justiça ontem, 25 de junho, data de sua última sessão na 16ª Câmara Cível, em razão de sua aposentadoria compulsória. No início da sessão, ele agradeceu aos colegas desembargadores, aos servidores e advogados pela acolhida e convivência no Tribunal. José Amâncio ressaltou que vai se afastar apenas porque deve cumprir a regra da aposentadoria compulsória, ressaltando que, se pudesse, gostaria de permanecer nas funções da magistratura. Afirmou que vai passar a se dedicar à música caipira e à poesia, revelando que pretende lançar um livro de poemas.

    A diretora do cartório da 16ª Câmara Cível, Adriana Fantoni, prestou homenagem ao desembargador, destacando o carinho e a atenção com que sempre tratou os servidores. Ao tomar a palavra, o desembargador Nicolau Masseli ressaltou que não poderia deixar de manifestar o quanto foi honroso conviver com o colega. Destacou seu comprometimento com a magistratura, a Justiça e o Direito e afirmou que, com sua saída, será muito difícil substituí-lo, pelo conjunto de sua obra no Tribunal.

    O advogado Aloysio José de Andrade Peixoto, da tribuna, aderiu às homenagens, ressaltando que o desembargador José Amâncio vai deixar saudade pelo seu bom exemplo na magistratura.

    José Amâncio agradeceu às homenagens e destacou a atuação de sua equipe do gabinete, pela "honestidade, garra, cultura e entusiasmo".

    Natural de Rochedo (MS), o desembargador José Amâncio bacharelou-se em Direito pelas Faculdades Integradas de Uberaba, em 1973. Ingressou na magistratura em 1979, passando pelas comarcas de Capelinha, Minas Novas, Itamarandiba, Andradas, Poços de Caldas, Aimorés, Mutum, Resplendor, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Congonhas, Ouro Branco e Piranga.

    Em Belo Horizonte, assumiu, a partir de 1991, a 1ª Vara Criminal, atuando também como substituto da Vara de Execuções Criminais. Foi posteriormente presidente do II Tribunal do Júri e juiz do Tribunal de Alçada, vindo a assumir o cargo de desembargador em março de 2005. No Tribunal de Justiça, integra a 16ª Câmara Cível.

    Em sua carreira, ministrou diversos cursos e palestras e recebeu mais de 50 condecorações em várias cidades do Estado de Minas Gerais.

    imprensa.ufs@tjmg.gov.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações727
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ultima-sessao-de-jose-amancio/50734

    Informações relacionadas

    Paulo Antonio Papini, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Processos relacionados à Samarco avolumam-se no Judiciário

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 12 anos

    Valadares inaugura Núcleo do PAI-PJ

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 14 anos

    Dois novos membros vão integrar a Corte

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 16 anos

    MPF/MG: acordo garante indenização por dano moral coletivo aos índios krenak

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)