Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Último dia da campanha da VIJ de arrecadação de gibis para adolescentes

    Que tal levar as aventuras de Cascão, Cebolinha, Mônica e outros divertidos personagens para os adolescentes do sistema socioeducativo do DF? Os interessados têm até esta sexta-feira, 20/5, para fazer doações para a campanha de arrecadação de gibis da Vara da Infância e da Juventude do DF - VIJ/DF. Além de um estímulo à leitura, essas histórias trazem valores como amizade, honestidade e responsabilidade, imprescindíveis para a mudança de vida dos socioeducandos. Até o final da última semana, foram arrecadados mais de três mil gibis, incluindo exemplares raros doados por colecionadores da cidade.

    A campanha está sendo promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF (CIJ/DF) em parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ/DF. Os exemplares podem ser entregues nas diretorias dos fóruns do DF e na Rede Solidária, na SGAN 909, das 12h às 19h. Para mais informações, os telefones da Rede são 3103-3382 e 3103-3285.

    A assessora administrativa da CIJ/DF, Simone Resende, acredita que os gibis podem despertar nos adolescentes o interesse pela leitura de outros títulos e livros, além de ampliar o vocabulário e abrir novos horizontes.

    O art. 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente, nos incisos XI e XII, diz que o socioeducando tem direito a realizar atividades culturais, esportivas e de lazer, bem como receber profissionalização e escolarização. Nesse contexto, a leitura de gibis pode divertir e educar. Aproveite a oportunidade para se desfazer da antiga coleção de gibis dos filhos e ajude os adolescentes em conflito com a lei a recomeçarem, inspirando-se nos bons exemplos das histórias em quadrinho, lembrando que os gibis devem ser adequados ao público adolescente.

    Bibliotecas

    Os gibis serão destinados à biblioteca da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião – UIPSS e o excedente, se houver, será distribuído entre as bibliotecas das demais unidades socioeducativas do DF. Na UIPSS, os adolescentes ficam internados provisoriamente até 45 dias, aguardando decisão judicial.

    A ideia da campanha surgiu em uma reunião da CIJ/DF na qual o juiz da Vara Regional de Atos Infracionais da Infância e da Juventude, Márcio da Silva Alexandre, observou o interesse dos adolescentes da UIPSS pelos gibis.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ultimo-dia-da-campanha-da-vij-de-arrecadacao-de-gibis-para-adolescentes/340456513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)