Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Uso de função para benefício próprio é passível de punição

    Publicado por Direito Vivo
    há 15 anos

    Por unanimidade, o Recurso de Apelação Criminal nº 104.999/2008 foi julgado improcedente pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que manteve sentença ao apelante, policial civil, acusado de roubo e concussão (valer-se de cargo público para advir vantagens). Os crimes estão previstos nos artigos 157 concomitante com 71 , 316 e 69, todos do Código Penal . A pena atingiu oito anos, quatro meses e 20 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, além de 86 dias-multa. A defesa sustentou falta de elementos probatórios que comprovassem o envolvimento do apelante nos supostos crimes.

    O desembargador relator do processo, Juvenal Pereira da Silva, concluiu pela negativa do pleito absolutório devido aos depoimentos contidos nos autos. Vítimas e uma colega de trabalho do policial teriam confirmado as acusações, a forma de abordagem e os veículos utilizados. Nos meses de fevereiro, março e abril de 1999, na qualidade de policial civil, ele teria se utilizado de uma viatura policial e de um veículo tipo Monza, cinza escuro, quatro portas, para abordar vendedores ambulantes de cigarros trazidos do Paraguai, exigindo e subtraindo dinheiro e pacotes de cigarros. Todas as vítimas eram pessoas que desenvolviam atividades na economia informal.

    O magistrado destacou dos autos que as vítimas eram ameaçadas com armas de fogo, tinham conhecimento de que o acusado era policial civil, que sempre agia em companhia de outras pessoas não identificadas. Embora tenha sustentado negativa de autoria durante todo o procedimento, o relator ressaltou que o apelante não trouxe qualquer elemento para comprovar o alegado, enquanto que as acusações apresentaram fatos concretos e comprovados.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4378
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uso-de-funcao-para-beneficio-proprio-e-passivel-de-punicao/990703

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Usurpação de função pública só ocorre com dolo e para benefício próprio

    Cicero Roberto, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Banalização da Lei Maria da Penha como instrumento de vingança

    Vinícius Cardoso, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Defesa em Processo Administrativo Disciplinar

    Robson Souto, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Dos crimes praticados contra a administração pública pelo funcionário público

    USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)