Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Válida arrecadação de terreno por massa falida por não ter participado de ação de adjudicação

    Publicado por Direito Público
    há 15 anos

    A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que considerou válida a arrecadação de um terreno situado em Guarulhos (SP) pela massa falida da Brascorp Construtora e Comercial Ltda. A decisão foi unânime.

    No caso, a Paulifac Paulista Factoring Fomento Comercial Ltda. ajuizou uma ação de restituição de imóvel contra a massa falida da Brascorp, incorporadora da empresa Bencap Construtora Comercial Ltda. Ela sustentou que adquiriu da Bencap, em 27/9/1990, três lotes de um terreno localizado na cidade de Guarulhos. Entretanto, após quitado o valor acordado, a Bencap não outorgou a escritura de venda, motivo pelo qual, em 12/3/1992, a Paulifac notificou a empresa por meio do 2º Cartório de Registros e Títulos e Documentos da Capital, para fazê-lo.

    Como a Bencap continuava se negando a outorgar a escritura definitiva do imóvel, a Paulifac propôs uma ação de adjudicação compulsória contra a construtora, a qual foi julgada procedente em primeira instância, em 11/12/1992. No curso da ação de adjudicação, a pedido da Paulifac, foi instituída hipoteca judicial do imóvel em favor da compradora, registrada em 17/2/1995.

    Após o julgamento dos recursos pendentes, a sentença de adjudicação compulsória transitou em julgado, sendo expedido mandado ao Registro de Imóveis, o que ocorreu em 9/6/1995.

    Incorporação

    A Brascorp incorporou a Bencap em 25/9/1989 e registrou a extinção da sociedade junto ao Cartório de Registro do imóvel objeto da disputa em 14/11/1990, cerca de dois meses após a venda.

    Em 28/5/1992, foi decretada a falência da Brascorp. No curso do processo falimentar, o síndico da massa falida requereu a arrecadação do terreno da Paulifac. Expedida carta precatória ao juízo da Comarca de Guarulhos para que fosse averbado o auto de arrecadação junto ao Cartório de Registro de Imóveis, o serventuário negou-se a realizar o registro, pois a propriedade já estava em nome da massa falida.

    Diante disso, a Paulifac ajuizou o pedido de restituição contra a massa falida.

    A primeira instância julgou procedente o pedido e ordenou a exclusão do imóvel dos bens arrecadados pela massa falida sob o argumento de existência de coisa julgada. O Ministério Público e a Paulifac apelaram.

    O Ministério Público apelou para que fosse declarada a inexistência do negócio entre as partes ou a ineficácia do instrumento particular de compra e venda na forma prevista no artigo 52 da Lei das Falências e a nulidade de seus respectivos registros. A Paulifac pleiteou a condenação da massa falida nas custas, despesas e honorários advocatícios.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu os dois apelos. Inconformada, a massa falida opôs embargos de declaração (tipo de recurso) que foram acolhidos para declarar que ela (a massa), por não ter integrado a relação processual na ação adjudicatória, está livre dos efeitos da coisa julgada.

    No STJ

    No recurso especial, a Paulifac alegou que a massa falida da Brascorp não pode ser considerada "terceiro" na relação processual, pois assimilou todos os direitos e obrigações da Bencap. Além disso,

    sustentou que a promessa de venda pela Bencap teve seu preço total pago no ato do contrato, beneficiando a promitente vendedora, ora falida, motivo pelo qual a volta do imóvel ao patrimônio da falida deveria implicar a devolução do preço pago, sob pena de enriquecimento ilícito.

    De acordo com o relator, ministro Luís Felipe Salomão, ao contrário do que é alegado pela Paulifac, o fato de a Bencap ter sido incorporada pela Brascorp antes da decretação de sua falência não faz com que a sentença da ação de adjudicação compulsória possa ser oposta à massa falida.

    "A sentença que declarou a validade do negócio jurídico e determinou que fosse realizada a escritura definitiva de venda do imóvel não pode, nos termos do artigo 472 do CPC , produzir efeitos em relação à massa falida da Brascorp, que não participou da relação processual. Dessa forma, é válida a arrecadação do imóvel realizada pela massa" , afirmou o ministro.

    O relator ressaltou, ainda, que, antes mesmo da notificação extrajudicial enviada pela Paulifac em 12/10/1992, para que se realizasse a escritura definitiva, era conhecido o fato de a Bencap ter sido incorporada pela Brascorp. "Ainda assim, a Paulifac propôs ação contra a Bencap, empresa sabidamente extinta", disse o ministro. STJ

    • Publicações6212
    • Seguidores58
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações415
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/valida-arrecadacao-de-terreno-por-massa-falida-por-nao-ter-participado-de-acao-de-adjudicacao/1015520

    Informações relacionadas

    Luisa Bisceglia, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 anos

    Efeitos da Decretação da Falência

    Petrobrás é condenada a pagar R$ 2,8 milhões por veicular matéria ofensiva contra juiz goiano

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)