Venda de orgânicos cresce 20% ao ano e gera oportunidades
Em um momento em que a economia brasileira patina em índices baixos de crescimento, o mercado de produtos orgânicos tem apresentado desempenho extraordinário. A média é de 20% ao ano, segundo a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner. A expectativa é, neste ano, movimentar R$ 2 bilhões, estima Ming Liu, coordenador executivo da Organics Brasil, entidade de promoção interna e externa de itens orgânicos. As oportunidades no setor, portanto, são muitas.
O Brasil se destaca principalmente na produção de vegetais, legumes e frutas, tanto para dentro do país quanto para fora. Contudo, há, segundo Liu, deficiências no fornecimento de produtos na cadeia animal, como laticínios, carnes e ovos. O segmento inclui ainda pães, bolos, geleias, sucos e mel.
O que está por trás do crescimento de dois dígitos na venda dos orgânicos é uma nova atitude dos consumidores. “Eles estão mais interessados em adquirir produtos saudáveis, sem agrotóxicos e químicos, e que, ao serem produzidos, afetem menos o meio ambiente”, diz Sylvia. O crescimento da renda dos brasileiros influenciou, mas isso se refletiu também no setor de alimentos industrializados e não orgânicos.
Para dar uma ideia de quanto as vendas ainda podem crescer, Sylvia ressalta: “Segundo uma pesquisa recente, menos de 5% da população sabe o que são alimentos orgânicos e quais seus benefícios”. Até por isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a campanha "Brasil orgânico e sustentável", planeja quiosques em cidades da Copa do Mundo para apresentar ao consumidor uma série de produtos. A ação deve se estender até as Olimpíadas de 2016.
O mercado é composto por pequenos produtores, com áreas entre 1 e 10 hectares. Dados do Ministério da Agricultura mostram que 42% deles estão localizados no Norte e no Nordeste. No entanto, as oportunidades estão por todo o país, pois, como ressalta Liu, o que atrai nos orgânicos é a diversidade: “Não há homogeneização. Existem seis biomas diferentes no Brasil, com histórias diversas, e isso é um grande chamariz”.
Fonte: PrimaPagina e http://economia.terra.com.br/vida-de-empresario/venda-de-organicos-cresce-20-ao-anoegera-oportunid...
2 Comentários
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Com tantas vantagens em questão a saúde e ao bem social e ambiental que esses alimentos podem gerar, ainda não entendo por que o governo não colabora mais com esse setor. Comprar alimentos orgânicos hoje em dia ainda é realmente muito caro! continuar lendo
Particularmente eu acho totalmente errado essa denominação de alimentos orgânicos aqueles que são produzidos sem aplicação de adubos químicos ou agrotóxicos, mesmo porque, todos os alimentos vegetais, com ou sem produtos químicos são orgânicos dada sua composição de carbono. A denominação alimentos biológicos ou limpo ou "quiçá" puros seria mais adquado continuar lendo