Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Verbas pecuniárias irão ajudar na fiscalização de presídio

    há 8 anos

    O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de Governador Valadares, Thiago Colnago Cabral, fazendo uso da verba originária da pena de prestação pecuniária, adquiriu bloqueadores de sinal de celular para serem instalados na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, no distrito de Vila Nova Floresta.

    Os aparelhos foram adquiridos por meio do Conselho da Comunidade, associação prevista na Lei de Execução Penal e formada por um assistente social, um defensor público e representantes da associação comercial ou industrial do município e da secção local da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Segundo o juiz Thiago Colnago Cabral, a aquisição dos bloqueadores, que deverão estar funcionando em dez dias, é uma novidade no sistema prisional. “Isso traz um reforço na segurança pública. Antes de acolhermos essa proposta do Conselho da Comunidade, consultamos as autoridades policiais da cidade, e todos entenderam que seria um aporte fundamental para a segurança pública. Não bastasse isso, aumenta ainda a segurança do sistema de um modo geral, porque se acaba com aquela tentativa constante de ingressar no presídio com o celular, pois, a partir do momento em que o bloqueador funciona, não tem sentido ingressar com o celular.”

    Desde 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que todas as prestações pecuniárias pagas por quem está em cumprimento de pena sejam recolhidas numa conta vinculada à Vara de Execuções Penais (VEP). Através da publicação periódica de editais, entidades com finalidade social apresentam propostas a serem apreciadas pela VEP.

    Verbas pecuniárias

    Os valores provenientes da aplicação da pena de prestação pecuniária são destinados ao financiamento de projetos apresentados por entidades públicas ou privadas, com finalidade social, previamente cadastradas, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, à educação ou à saúde, desde que estas atendam às áreas vitais de relevante cunho social, a critério dos juízos de execução penal de cada comarca, que são as unidades gestoras de tais recursos.

    A prestação pecuniária é uma pena alternativa, revertida em dinheiro. O valor estabelecido pelo juiz é pago pelo condenado, e o dinheiro recolhido é depositado em uma única conta do Judiciário, antes de ser repassado às instituições selecionadas.

    • Publicações11204
    • Seguidores1714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/verbas-pecuniarias-irao-ajudar-na-fiscalizacao-de-presidio/323133807

    Informações relacionadas

    Lançado edital para entidades interessadas em receber recursos de penas alternativas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)