Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vigilante será indenizada por assédio sexual no trabalho

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Uma vigilante terceirizada que atuava na Kraft Foods Brasil S.A., em Curitiba, deverá receber indenização por danos morais de R$ 20 mil após sofrer assédio sexual no trabalho. A decisão é da Sétima Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) que confirmou sentença da juíza Patrícia de Matos Lemos, da 10ª Vara do Trabalho de Curitiba.

    A empresa prestadora do serviço, a GP Guarda Patrimonial do Paraná, foi condenada como devedora principal por não ter tomado providências para interromper o assédio contra a funcionária; a Kraft Foods, tomadora do serviço, foi condenada de forma subsidiária, ou seja, terá de arcar com a indenização em caso de não pagamento pela empresa terceirizada. O ofensor era chefe de segurança da multinacional.

    Ao analisar o caso, o relator da Sétima Turma, desembargador Ubirajara Carlos Mendes, considerou claramente comprovada a ocorrência do assédio sexual. Testemunhas ouvidas em juízo relataram diversas ocasiões em que a vigilante foi assediada, sendo alvo de alusões grosseiras e embaraçosas, insinuações sexuais, solicitação de relações íntimas através de mensagens de texto enviadas por celular e até por toques físicos (beijo à força) gravados em circuito interno de segurança. Segundo as testemunhas, que assistiram ao vídeo, as imagens foram apagadas por ordem do próprio agressor.

    Os desembargadores ponderaram que era dever da empresa terceirizada zelar pela segurança e bem estar de seus empregados, mesmo o agressor sendo da empresa contratante do serviço; ciente da situação de assédio, a GP Guarda Patrimonial não tomou nenhuma providência para coibir o comportamento do agente, evitar ou, ao menos, minimizar os danos sofridos. Segundo depoimento de uma testemunha, a empresa receava perder o contrato com a multinacional.

    Da decisão cabe recurso.

    Processo 40096-2009-010-09-00-3.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vigilante-sera-indenizada-por-assedio-sexual-no-trabalho/113985782

    Informações relacionadas

    Direito para A Vida, Jornalista
    Modelosano passado

    [Modelo] Ação de Reintegração de Posse - Editável em Word

    Vigilante será indenizada por assédio sexual no trabalho

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 5 anos

    Montadora é condenada por submeter empregada a ócio forçado

    Breno Almeida Souza, Advogado
    Notíciasano passado

    Empresa condenada por assédio moral:

    Pericles Bezerra, Estudante de Direito
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de reintegração de posse com pedido de liminar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)