Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Walter Prado denuncia cobrança indevida de impostos à igreja

    Membro da bancada evangélica da Assembleia Legislativa, o deputado Walter Prado (PEN) foi à tribuna na manhã desta quarta-feira, 5 para denunciar uma agressão aos direitos dos templos . De acordo com o parlamentar a Prefeitura de Rio Branco estaria cobrando IPTU de igrejas evangélicas e pediu que providências sejam tomadas para coibir essa ação.

    De acordo com o artigo 150 da Constituição Federal os templos de qualquer ordem religiosa são isentos da cobrança de tributos. Todavia essa decisão não estaria sendo respeitada já que, segundo Prado, um templo da Igreja Peniel recebeu no último mês um carnê cobrando o IPTU e a taxa de esgoto com o argumento de que há uma lei municipal que permite a cobrança.

    Para o parlamentar a cobrança é absurda e fere os princípios constitucionais. Na tribuna o deputado disse que sugeriu aos responsáveis pelo templo que ignorem a cobrança e prometeu ir ao Ministério Público Federal para denunciar a cobrança ilegal. “É inconstitucional, os pastores estão me ligando apresentando contas e por isso estou propondo a desobediência civil, pois isso não é justo”.

    O parlamentar ressaltou ainda que as igrejas prestam muitos serviços sociais atuando até mesmo onde o poder público não consegue alcançar. Entre esses trabalhos ele destacou o que é feito na recuperação de dependentes químicos e as campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para famílias necessitadas. “Estou solicitando ao prefeito que dê cumprimento à Constituição que deixa bem claro que não se pode cobrar nenhum imposto de templos. As igrejas já prestam relevantes serviços à comunidade e não podem arcar com esse tipo de despesa. Caso a situação não seja resolvida irei ao MPF para pedir que façam cumprir a lei”.

    Yuri Marcel

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/walter-prado-denuncia-cobranca-indevida-de-impostos-a-igreja/100052252

    Informações relacionadas

    Adeline De Mira Fernandes, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    Danos morais por negativação indevida

    Walter Prado explica troca do PEN pelo PROS e garante compromisso com projeto de governo

    Astério Moreira diz que agressões a pastores cresceram no segundo turno

    Ação da justiça foi truculenta em Manicoré, diz Chico Preto

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)