Artigo 187 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 187. A cobrança judicial do crédito tributário não é sujeita a concurso de credores ou habilitação em falência, recuperação judicial, concordata, inventário ou arrolamento. (Redação dada pela Lcp nº 118, de 2005)(Vide ADPF 357)
Parágrafo único. O concurso de preferência somente se verifica entre pessoas jurídicas de direito público, na seguinte ordem: (Vide ADPF 357)
I - União; (Vide ADPF 357)
II - Estados, Distrito Federal e Territórios, conjuntamente e pró rata; (Vide ADPF 357)
III - Municípios, conjuntamente e pró rata. (Vide ADPF 357)
J Leal, Juiz de Direito
há 3 meses

Recuperação Judicial

INTRODUÇÃO O Juízo Concursal da Recuperação Judicial traz, entre outras, a peculiaridade de suas decisões também produzirem efeitos em processos cíveis alhures, presididos por outros juízes, seja na…
3
0

A divergência acerca da possibilidade de o juízo da execução fiscal determinar a prática de atos constritivos de bens de empresa em recuperação judicial.

RESUMO É inegável que a atividade empresarial é de grande importância para a economia brasileira. É inegável também que, atualmente, os novos fatores da economia, como a globalização e as novas…
1
0
Jurandir Gomes, Advogado
há 8 meses

A Lei nº. 14.112/20 e a possibilidade do pedido de falência pelo Fisco no processo de recuperação judicial

INTRODUÇÃO Historicamente, a Lei nº 11.101/05 foi aprovada em fevereiro de 2005 com o intuito de disciplinar a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade…
1
0
Milena Reges, Estudante de Direito
há 10 meses

Legitimidade ativa da Fazenda Pública para requerer falência

Nos termos do artigo 97 da Nova Lei de Falência, tem legitimidade para requerer a falência via de regra o credor, seja ele civil ou credor empresário, porém tendo esta última qualidade, deverá ser…
1
0

A Fazenda Pública como Requerente da Falência do Devedor Tributário

1. INTRODUÇÃO A falência é o procedimento de liquidação patrimonial forçada do devedor que se encontra juridicamente insolvente (TOMAZETTE, 2020, p. 691). O instituto em questão sofreu considerável…
2
0
Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
ano passado

O que não é exigível na falência?

Entenda o que não pode requerer na falência do devedor e quando a execução fiscal pode ser suspensa na falência. Ao término deste artigo, você vai entender alguns detalhes sobre a suspensão ou não da…
3
2

Os diversos aspectos da competência civil na recuperação judicial e falência

COMPETÊNCIA TERRITORIAL De início, é válido destacar que o processo de falência é regido pela Lei n.º 11.101 , de 09 de fevereiro de 2005, também conhecida por Lei de Recuperação de Empresas e…
3
0
Gabriel Frota, Estudante de Direito
ano passado

Impossibilidade da Fazenda Pública requerer a falência de inadimplente de créditos tributários

RESUMO O presente artigo versou sobre a possibilidade ou não de requerimento de falência por parte da fazenda pública frente aos créditos tributários inadimplidos pela empresa, o que gera diversas…
2
0
Thaís Costa, Estudante de Direito
ano passado

A Falência e a Fazenda Pública:

1. INTRODUÇÃO O instituto da falência pode ser objeto de análise através do seu viés econômico ou jurídico. Do ponto de vista econômico, a falência retrata uma empresa ou sociedade empresarial em que…
2
0
Yasmin Sampaio, Estudante de Direito
ano passado

A (I)legimidade da Fazenda Pública para atuar como requerente no pleito de falência de um empresário ou sociedade empresária, em estado de insolvência e impontualidade injustificadas.

RESUMO A pesquisa teve como objetivo principal o aprofundamento teórico acerca da real (IM) POSSIBILIDADE do pedido, por parte da Fazenda Pública, de falência de um devedor fiscal insolvência e…
1
1