Artigo 198 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 198. Nos procedimentos afetos à Justiça da Infância e da Juventude, inclusive os relativos à execução das medidas socioeducativas, adotar-se-á o sistema recursal da Lei n o 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil), com as seguintes adaptações: (Redação dada pela Lei nº 12.594, de 2012) (Vide)
I - os recursos serão interpostos independentemente de preparo;
II - em todos os recursos, salvo o de agravo de instrumento e de embargos de declaração, o prazo para interpor e para responder será sempre de dez dias;
(Revogado)
II - em todos os recursos, salvo nos embargos de declaração, o prazo para o Ministério Público e para a defesa será sempre de 10 (dez) dias; (Redação dada pela Lei nº 12.594, de 2012) (Vide)
III - os recursos terão preferência de julgamento e dispensarão revisor;
IV - o agravado será intimado para, no prazo de cinco dias, oferecer resposta e indicar as peças a serem trasladadas;
(Revogado pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
V - será de quarenta e oito horas o prazo para a extração, a conferência e o conserto do traslado;
(Revogado pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
VI - a apelação será recebida em seu efeito devolutivo. Será também conferido efeito suspensivo quando interposta contra sentença que deferir a adoção por estrangeiro e, a juízo da autoridade judiciária, sempre que houver perigo de dano irreparável ou de difícil reparação;
(Revogado pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
VII - antes de determinar a remessa dos autos à superior instância, no caso de apelação, ou do instrumento, no caso de agravo, a autoridade judiciária proferirá despacho fundamentado, mantendo ou reformando a decisão, no prazo de cinco dias;
VIII - mantida a decisão apelada ou agravada, o escrivão remeterá os autos ou o instrumento à superior instância dentro de vinte e quatro horas, independentemente de novo pedido do recorrente; se a reformar, a remessa dos autos dependerá de pedido expresso da parte interessada ou do Ministério Público, no prazo de cinco dias, contados da intimação.
Eduardo Laureano, Advogado
há 6 meses

A importância da análise de alienação parental nas ações de guarda, prevista na lei 12.318, de 2010

Monografia apresentada à UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA como requisito parcial para bacharelado em Direito, sob orientação do Prof. José Eduardo Melhen. DECLARAÇÃO Eu, EDUARDO RAMOS LAUREANO , declaro…
0
0
Yasmin Ribeiro, Bacharel em Direito
há 7 meses

A violência institucional contra crianças e adolescentes

I. INTRODUÇÃO A violência, em todas as suas formas, contra a criança e o adolescente é um fenômeno de extrema gravidade, muitas vezes socialmente aceito, que pode gerar diversas consequências que…
1
0

O Prazo Recursal no Juizado da Infância e Juventude

É do conhecimento de todos que os Juizados em geral possuem procedimentos e prazos próprios e isso decorre da sua finalidade muitos deles tem um fim específico e para cumprir esse fim suas normas…
0
0

Estatuto da Criança e Adolescente na Medida das Controvésias

CONCEITO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE O art. 2º do ECA dispõe que criança é a pessoa de até 12 anos incompletos e adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. Destaca-se que as convenções…
2
0

Aspectos relevantes sobre o Direito da Criança e do Adolescente

1. Aspectos históricos remotos: Na antiguidade , criança e adolescente são objetos de direito. - Roma: o pai exercia poder absoluto sobre filhos, enquanto convivessem; - Grécia: os filhos eram…
3
0

Alguns comentários sobre a apelação civil

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A APELAÇÃO CIVIL Rogério Tadeu Romano I – A APELAÇÃO NO DIREITO ROMANO, CANÔNICO E EM PORTUGAL A appelatio veio a firmar-se, no sistema jurídico romano, no período da…
1
0

Estudo de Casos sobre o ECA:

Caso 1: (DP-RS) João, 12 anos, em Curitiba, furtou a mãe, com quem morava e fugiu de sua casa. O pai é falecido. Desacompanhado, hospedou-se num hotel e, de ônibus, viajou para Porto Alegre, onde…
3
0
Cleber Couto, Promotor de Justiça
há 3 anos

Adoção intuitu personae sob a ótica do estatuto constitucional de proteção infantojuvenil

1. Da adoção. O filho do coração. A filiação contemporânea não se dá somente em razão de vínculos sanguíneos, mas também, e, sobretudo, através de vínculos afetivos. Além da filiação biológica -…
1
0
Lucas Justo, Advogado
há 3 anos

Prazos Processuais Penais

INQUÉRITOS POLICIAIS Inquérito Policial (regra geral para crimes comuns): 10 dias (preso) ou 30 dias (solto) – art. 10 , CPP ; Inquérito Policial (Lei nº. 11.343 /2006 – Lei de Tóxicos ): 30 dias…
25
0

#FicaVivi: TJMG determina que criança sob guarda provisória há 06 anos para fins de adoção retorne para casa da avó biológica

COMENTÁRIO DE JURISPRUDÊNCIA PREVALÊNCIA DA FAMÍLIA BIOLÓGICA EXTENSA: Tribunal de Justiça de Minas Gerais determina que criança sob guarda provisória há seis anos para fins de adoção retorne para…
6
0