Artigo 39 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Subseção IV
Da Adoção
Art. 39. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.
Parágrafo único. É vedada a adoção por procuração.
(Revogado)
§ 1 o A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 2 o É vedada a adoção por procuração. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 3 o Em caso de conflito entre direitos e interesses do adotando e de outras pessoas, inclusive seus pais biológicos, devem prevalecer os direitos e os interesses do adotando. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

Das Relações de Parentesco

1 O VÍNCULO DE PARENTESCO: LINHAS E GRAUS Vínculo de parentesco estabelece-se por linhas: reta e colateral, e a contagem faz-se por graus. Parentes em linha reta são as pessoas que descendem umas das…
2
0
Renata Rosa, Bacharel em Direito
há 2 meses

Adoção Tardia

A problemática do presente trabalho foi compreender quais fatores sócio-culturais podem ser apontados como contributivos para a seletividade de determinados perfis de crianças e adolescentes no…
2
1

Análise Sobre a Evolução das Famílias e a Adoção Homoafetiva

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE DIREITO ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DAS FAMÍLIAS E A ADOÇÃO HOMOAFETIVA ÉRIKA DELFINO DA SILVA Presidente Prudente/SP 2023…
1
0

A Responsabilidade Civil pela "devolução" do adotando durante o estágio de convivência.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA PRATA ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS KARINA IZIDRO MACHADO A RESPONSABILIDADE CIVIL PELA “DEVOLUÇÃO” DO ADOTANDO DURANTE O…
4
0
Wander Fernandes, Advogado
há 8 meses

Posso adotar meu enteado?

Adoção do enteado pelo padrasto/ madrasta (Adoção Unilateral). A adoção unilateral, ou adoção pelo cônjuge/ companheiro, prevista no § 1º, do artigo 41 do ECA, se distingue das demais, especialmente…
3
0
Julia Mesquita, Estudante de Direito
há 8 meses

Filiação Socioafetiva

RESUMO O presente trabalho tem por finalidade tratar do Instituto da "Filiação Socioafetiva" no ordenamento jurídico Brasileiro e o entendimento jurisprudencial, bem como, a inserção familiar…
1
0

O passo a passo da adoção no Brasil: como adotar uma criança no país

A adoção é um processo legal que permite que uma pessoa ou casal se torne responsável por uma criança que não é biologicamente sua. No Brasil, a adoção é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do…
7
0

Adoção:

INTRODUÇÃO: De acordo com a universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos da América,a palavra adoção é derivada do latim, adoptare, que, em uma tradução livre, significa seleção ao adquirir…
1
0
Thalline Rodrigues, Estudante de Direito
há 11 meses

Da adoção

DA ADOÇÃO 1.1. Conceito A adoção parte de um conceito muito amplo, sendo assim sua palavra é oriunda do latim, a expressão ad optare que tem o significado de escolher e optar, aplica-se no sentindo…
1
0

Guarda, Tutela e Adoção

A guarda, também chamada de guarda legal, trata-se de situação provisória, pois a ideia é que passado determinado período ocorra a reintegração da criança ou adolescente para sua família natural ou a…
2
0