Parágrafo 4 Artigo 33 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Subseção II
Da Guarda
Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. (Vide Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 4o Salvo expressa e fundamentada determinação em contrário, da autoridade judiciária competente, ou quando a medida for aplicada em preparação para adoção, o deferimento da guarda de criança ou adolescente a terceiros não impede o exercício do direito de visitas pelos pais, assim como o dever de prestar alimentos, que serão objeto de regulamentação específica, a pedido do interessado ou do Ministério Público. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
Jefferson Jorge, Advogado
há 8 meses

O Menor como dependente do guardião para todos os fins e a correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Autor Jefferson Jorge Advogado Professor Universitário. Instagram: @jeffersonjorge.adv 1 – Uma visão Geral sobre a pertinência do tema. A questão da Criança e do Adolescente no Brasil pode ser…
2
0

Os Direitos e Deveres das Madrastas e da Família Extensa

DIREITOS E DEVERES DOS PADRASTOS E MADASTRA E DA FAMILIA EXTENSA A denominação família extensa foi introduzida com a reforma do ECA , que se deu com a Lei 12.010 /09 e, de acordo com o previsto no…
3
0

Quando os avós podem ter a guarda dos netos?

Vamos imaginar a seguinte situação: Paulo e Alice tiveram um relacionamento durante a adolescência, tendo gerado o filho Gustavo. O relacionamento não seguiu adiante e Paulo, buscando melhores…
10
3

Aspectos relevantes da guarda do menor.

Em termos simplificados, podemos dizer que guarda, para o direito de família, é o ato de cuidado e proteção praticado, normalmente, pelos pais aos seus filhos. Porém há casos em que essa função de…
5
0
Creuza Almeida, Advogado
há 3 anos

Guarda, Tutela, e Adoção.

A maior preocupação dos pais que tem filhos menores é assegurar que eles poderão ter um desenvolvimento saudável caso ocorra o FALECIMENTO DOS GENITORES. A Lei 8.069/1990, mais conhecida como ECA…
3
1
Lynxana Aguiar, Advogado
há 4 anos

Guarda Compartilhada: aspectos positivos e negativos

RESUMO O foco do presente estudo é apresentar o Instituto da Guarda Compartilhada, não apenas conceituando-o, mas, mostrando seus aspectos positivos e negativos, concentrando-se, somente nos que se…
3
0
Lynxana Aguiar, Advogado
há 4 anos

Uma Análise da Síndrome da Alienação Parental

RESUMO O presente estudo pretende fazer uma análise da Síndrome da Alienação Parental, que, de modo geral, consiste na ação de induzir uma criança ou adolescente a romper laços afetivos com um de…
3
0

Alienação Parental e o princípio da Dignidade Humana

CONTORNOS DA ALIENAÇÃO PARENTAL NA GUARDA COMPARTILHADA A alienação parental ocorre quando um dos pais implanta falsas memórias no outro ou contribui significativamente para afastá-lo do filho com…
3
0
Geovanna Rocha, Advogado
há 6 anos

Da entidade Familiar: união poliafetiva

RESUMO Este trabalho monográfico apresenta o assunto da entidade familiar: união poliafetiva, consistindo no desenvolvimento através de três capítulos, delineando sobre a evolução da família, os…
1
0

Os avós têm que pagar pensão?

Aparentemente justo, talvez não seja. Isso se olharmos apenas o lado dos avós, que diretamente não conspiraram para o nascimento da criança. Contudo, a família é vista como um todo. Não se pode jogar…
1
0