Parágrafo 3 Artigo 158 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:
§ 3o Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2o e 3o, respectivamente. (Incluído pela Lei nº 11.923, de 2009)
Extorsão mediante seqüestro
Pierre Reis, Estudante de Direito
há 2 meses

Direito Penal: entenda tudo sobre o crime de sequestro e cárcere privado.

O crime de sequestro e cárcere privado é uma das infrações mais graves previstas no ordenamento jurídico, visto que atenta diretamente contra a liberdade individual, um dos direitos fundamentais mais…
2
0

Crimes Hediondos e Equiparados

SARA DE SOUSA FERREIRA GERMANO CRIMES HEDIONDOS E EQUIPARADOS Ipatinga 2020 Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras de Ipatinga como requisito parcial para a obtenção do…
1
0

Lei 13.344/16 - Marco Legal do Tráfico de Pessoas no Brasil

PROTOCOLO DE PALERMO A Convenção de 1949 teve vigência até o ano 2000 quando se realizou na cidade de Palermo, capital da região da Sicília, a Convenção das Nações Unidas contra o crime organizado…
1
0

Compreendendo os Crimes de Extorsão, Roubo, Sequestro Relâmpago e Extorsão Mediante Sequestro: Uma Análise Didática dos Conceitos e Momentos Consumativos

Na presente texto, abordaremos o crime de extorsão, previsto no artigo 158 do Código Penal Brasileiro. Esse delito ocorre quando alguém constrange outra pessoa, utilizando violência ou grave ameaça,…
1
0
Wilson Zaska, Advogado
ano passado

Emprestei minha conta BANCÁRIA para alguém, posso ser preso?

Final de semana, churrasco, cerveja no bar com conhecidos e outros desconhecidos frequentadores do local... Papo vai, papo vem, de repente, alguém fala: E eu, que vou receber uma grana de um serviço,…
3
0
Beatriz Alves, Advogado
há 2 anos

O tráfico de pessoas para remoção de órgãos no Brasil e o Protocolo de Palermo

1 INTRODUÇÃO O tráfico de pessoas é considerado um dos crimes que mais agride os direitos inalienáveis do ser humano, visto que as vítimas são tratadas como mercadorias, o que desrespeita diretamente…
12
1

Mitigação do direito à intimidade em face do Acesso a Registros, Dados Cadastrais, Documentos e Informações nos crimes que envolvem organizações criminosas

De acordo com o art. 5º, inciso X da Constituição Federal são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral…
1
0

Artigo 13-A CPP – Sequestro e extorsão. Medidas.

Art. 13-A. Nos crimes previstos nos artigos 148 , 149 e 149-A , no § 3º do artigo 158 e no artigo 159 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) , e no artigo 239 da Lei no…
1
0
há 2 anos

Despejo de provas excessivas e inúteis no processo penal

Sauvei Lai [1] I. Da denúncia apta e da justa causa. II. Das considerações sobre os requisitos de admissibilidade das provas. III. Do dever de vinculação da prova requerida ou apresentada com o thema…
7
0
Sílvia Mazzuca, Advogado
há 2 anos

Poder Requisitório e o sigilo de dados

PODER REQUISITÓRIO E O SIGILO DE DADOS Gisele Ramos Fonseca Trigo [1] Silvia Leticia Ferreira Mazzuca [2] Thiago Vieira Oliveira [3] Sumário: 1. Introdução. 2. A Evolução dos Direitos Fundamentais 3.
1
0