Artigo 66 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Subseção III
Das Leis
Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará.
§ 1º Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto.
§ 2º O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.
§ 3º Decorrido o prazo de quinze dias, o silêncio do Presidente da República importará sanção.
§ 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto.
(Revogado)
§ 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 76, de 2013)
§ 5º Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República.
§ 6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final, ressalvadas as matérias de que trata o art. 62, parágrafo único.
(Revogado)
§ 6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
§ 7º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos § 3º e § 5º, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo.

Contrarrazões - TJSP - Ação Sistema Remuneratório e Benefícios - Procedimento Comum Cível - contra Prefeitura Municipal de Piracicaba

Excelentíssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Processo nº: Recorrente: Município de Piracicaba Recorrido: e Outros E OUTROS , já qualificados…
0
0

Contrarrazões - TJSP - Ação Sistema Remuneratório e Benefícios - Procedimento Comum Cível - contra Prefeitura Municipal de Piracicaba

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Piracicaba, Estado de São Paulo, Processo nº Recorrente: e Outros Recorrido: Município de Piracicaba e Outros ,…
0
0

Recurso - TJMG - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - [Cível] Cumprimento de Sentença - contra Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA COMARCA DE CARMO DO CAJURU/MG Procedimento Juizado Especial Cível Autos nº: Autora: Réu: ESTADO DE MINAS GERAIS O…
0
0

Recurso - TJMG - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - [Cível] Cumprimento de Sentença - contra Estado de Minas Gerais

AO EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE CARMO DO CAJARU-MG DA INCONSTITUCIONALIDADE DA NORMA QUE INSTITUI O ADVEB- INADMISSÃO DA TEORIA DA CONSTITUCIONALIDADE…
0
0

Recurso - TJMG - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - [Cível] Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública - contra Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA UNIDADE JURISDICIONAL - 2º Autos nº. Autor (a): ESTADO DE MINAS GERAIS , já qualificado nos autos do processo em epígrafe, vem, respeitosamente, perante Vossa…
0
0

Recurso - TJMG - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - [Cível] Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública - contra Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (ÍZA) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE PARÁ DE MINAS - MINAS GERAIS PROCESSO N.º O ESTADO DE MINAS GERAIS , por seu…
0
0

Recurso - TJMG - Ação Isonomia/Equivalência Salarial - [Cível] Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública - contra Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO 2º JUIZADO ESPECIAL DA COMARCA DE TEÓFILO OTONI / MG Processo nº AUTOR: RÉU: ESTADO DE MINAS GERAIS O ESTADO DE MINAS GERAIS, inconformado com a r. sentença…
0
0

Petição - TJMG - Ação Abono de Permanência - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Estado de Minas Gerais

Exmo. Sr. Juiz de Direito PROCESSO: PARTE AUTORA: A parte ré, nos autos do processo em referência, vem à presença de V. Exa. oferecer CONTESTAÇÃO , pelas razões seguintes. SÍNTESE DA LIDE AÇÃO…
0
0

Recurso - TJMG - Ação Abono de Permanência - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DO JUIZADO ESPECIAL DA COMARCA DE MONTE AZUL - MG. Processo nº 5000039-14.2021.81.3.0429 Autor: Réu: Estado de Minas Gerais O ESTADO DE MINAS GERAIS , por seu procurador,…
0
0

Petição - TJMG - Ação Abono de Permanência - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE MONTE AZUL/MG. , já qualificada, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por meio…
0
0