Artigo 28 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 28. A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de 4 (quatro) anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em 6 de janeiro do ano subsequente, observado, quanto ao mais, o disposto no art. 77 desta Constituição . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 111, de 2021)
Parágrafo único. Perderá o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V.
(Revogado)
§ 1º Perderá o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. (Renumerado do parágrafo único, pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 2º Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
Pedro Henrique, Advogado
há 13 dias

A Despenalização do porte de drogas para consumo pessoal

O art.28 da Lei nº 11.343/06 pune quem guarda consigo ou adquire droga para consumo pessoal acaba gerando várias discussões doutrinárias, dentre essas discussões fica em destaque a questão da…
1
0

Vice-prefeito que assume o mandato do titular e é eleito prefeito na eleição imediatamente seguinte pode disputar a reeleição?

i. Generalidades sobre a inelegibilidade no Direito brasileiro De acordo com GOBATTO JÚNIOR (2016, p. 29) [1] , inelegibilidade “[...] é um termo que designa a falta de condições reais e legais de um…
1
1

Divergências de penalização quanto ao uso de entorpecentes na legislação 11.343/06 e o artigo 290 do Código Penal Militar

De acordo o artigo 290 do CPM e mediante a visão do legislador militar, ao instituir sanções contra à disseminação do uso de substancias entorpecentes no âmbito militar, não se pautou em fazer grande…
1
0
Ser Lobo, Advogado
há 2 anos

Data da eleição é feriado?

Eleições 2022 Existe Decisão do TST que NÃO CONSIDERA FERIADO O DIA DA ELEIÇÃO Questão de interpretação, Em que pese haver divergências e entendimentos em contrário s.m.j., temos que, a Lei…
1
0
Renato Almeida, Bacharel em Direito
há 2 anos

Meu Caderno de Constitucional

Art. 12 são brasileiros: I - Natos a) Os nascidos na república Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, dede que não estejam a serviço de seu país. b) Os nascidos no estrangeiro, de país…
1
0

Imparcialidade do julgador

Jaques de Camargo Penteado Consultor e Advogado (OAB/SP) Mestre e Doutor em Direito (USP) Procurador de Justiça aposentado (MPSP) jaquespenteado@uol.com.br ÁREA DO DIREITO: Constitucional e…
2
1

Competências Constitucionais: Repartição das competências dos entes federativos.

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA CAMPUS RIO BRANCO - ACRE CURSO DE DIREITO DIVINO MATEUS SILVA GOMES COMPÊTENCIAS CONSTITUCIONAIS REPARTIÇÃO DAS COMPETENCIAS DOS ENTES FEDERATIVOS RIO BRANCO – AC…
0
0

Eleições 2022: quando, afinal, ocorre segundo turno em uma eleição?

A realização de eleições diretas e periódicas é uma das mais importantes conquistas democráticas da atualidade. Em decorrência disso, os eleitores são convocados, periodicamente, para promoverem…
1
0
Thiago Knopp, Advogado
há 3 anos

É crime cultivar maconha para consumo pessoal?

Cultivar maconha para consumo pessoal, sem autorização, é crime previsto no art. 28 , § 1º , da Lei de Drogas , desde que as plantas sejam destinadas à preparação de pequena quantidade de substância…
3
0
Thiago Knopp, Advogado
há 3 anos

Usuário de drogas pode ser preso em flagrante?

No post de hoje, vamos analisar se o usuário de drogas pode ser preso em flagrante, já que o Código de Processo Penal prevê que qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes…
0
0