Parágrafo 3 Artigo 282 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 282. As medidas cautelares previstas neste Título deverão ser aplicadas observando-se a: (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).
§ 3º Ressalvados os casos de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinará a intimação da parte contrária, para se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias, acompanhada de cópia do requerimento e das peças necessárias, permanecendo os autos em juízo, e os casos de urgência ou de perigo deverão ser justificados e fundamentados em decisão que contenha elementos do caso concreto que justifiquem essa medida excepcional. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)

A suspensão do exercício da função pública

A SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO PÚBLICA Rogério Tadeu Romano Enveredemos, pois, nas chamadas medidas cautelares pessoais. Explicou Rômulo de Andrade Moreira (1) que “uma das medidas cautelares…
2
0

A Dicotomia entre Conversão e Decretação da Prisão Preventiva no Direito Processual Penal Brasileiro

Da Prisão, das Medidas Cautelares e da Liberdade Provisória: Uma Análise Crítica do Artigo 282 do Código de Processo Penal O Artigo 282 do Código de Processo Penal Brasileiro oferece o arcabouço…
1
0

Pacote Anticrime Legislação Penal e Processual Penal

Qual é o verdadeiro propósito de combater a criminalidade no país, principalmente com relação aos crimes de natureza grave e que vêm crescendo no nosso país há décadas. Como o tráfico de drogas,…
2
0

Quem tem medo do Juiz das Garantias? O julgamento no Supremo Tribunal Federal

Por Rômulo de Andrade Moreira Finalmente, após três anos de uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux, suspendendo a implementação do Juiz das Garantias, está pautado no Supremo Tribunal Federal o…
3
0

A Desnecessidade do Parecer do Ministério Público em Pedidos de Liberdade ou Revogação de Prisão

Tem sido prática reiterada o prévio parecer do Ministério Público em pedidos de revogação de prisão preventiva e/ou de substituição da prisão por medidas cautelares diversas. Evidente a…
6
0

A oitiva prévia da vítima para encerramento ou prorrogação de medidas protetivas tratadas na Lei Maria da Penha

A OITIVA PRÉVIA DA VÍTIMA PARA ENCERRAMENTO OU PRORROGAÇÃO DE MEDIDAS PROTETIVAS TRATADAS NA LEI MARIA DA PENHA Rogério Tadeu Romano Em casos de violência doméstica, antes do encerramento de medida…
1
0

A ineficácia das medidas cautelares nos casos de agressão contra a mulher

A INEFICÁCIA DAS MEDIDAS CAUTELARES NOS CASOS DE AGRESSÃO CONTRA A MULHER Jovane Arruda Nunes [1] Orientador: Elder Antônio Lunardi [2] RESUMO Toda a sociedade e o próprio Estado estão incumbidos na…
2
0

O caso do chefe da PRF: aspectos criminais e administrativos

O CASO DO CHEFE DA PRF: ASPECTOS CRIMINAIS E ADMINISTRATIVOS Rogério Tadeu Romano I - O FATO Como informou a Folha de São Paulo, a Polícia Federal abriu, no dia 10.11.22, inquérito para que o…
1
0

Algumas anotações sobre as medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha

ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA Rogério Tadeu Romano O artigo 319 do Código de Processo Penal traz o rol das medidas cautelares, alternativas à prisão,…
3
0

Uma medida cautelar produzida em pleno calor de campanha eleitoral

UMA MEDIDA CAUTELAR PENAL PRODUZIDA EM PLENO CALOR DE CAMPANHA ELEITORAL Rogério Tadeu Romano I – O FATO Segundo a Agência Brasil, em 11.10.2022, a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de…
1
0