Inciso XI do Artigo 167 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 167. São vedados:
XI - a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

4.1. As Diversas Teorias Sobre as Espécies de Tributos - Capítulo 4. Espécies de Tributo - Direito Tributário - Ed. 2022

Sumário: 4.1 As diversas teorias sobre as espécies de tributos 4.2 Insumos doutrinários para uma taxiologia 4.2.1 O fato gerador 4.2.2 A base de cálculo 4.2.3 A destinação do produto da arrecadação…
0
0

Art. 194 - Seção I. Disposições Gerais - Constituição Federal Comentada

Capítulo II Da Seguridade Social Seção I Disposições Gerais Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a…
0
0

Art. 201 - Seção III. Da Previdência Social - Constituição Federal Comentada

Seção III Da Previdência Social Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados…
0
0

14. Seguridade social: um bem jurídico (ainda) em construção - Capítulo I - Seguridade social - Direito Constitucional Brasileiro: constituições econômica e social

14 Seguridade social: um bem jurídico (ainda) em construção José Antonio Savaris Carlos Luiz Strapazzon Sumário: 1. Introdução – 2. Por que direitos constitucionais de seguridade social? – 3. O…
0
0

Art. 2º - Título I. Disposições Gerais - Constituição e Código Tributário Comentados

Livro Primeiro Sistema Tributário Nacional Título I Disposições Gerais Art. 2º. O sistema tributário nacional é regido pelo disposto na Emenda Constitucional n. 18 , de 1º de dezembro de 1965, em…
0
0

Art. 76..B - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - Constituição e Código Tributário Comentados

Art. 76-B. São desvinculados de órgão, fundo ou despesa, até 31 de dezembro de 2023, 30% (trinta por cento) das receitas dos Municípios relativas a impostos, taxas e multas, já instituídos ou que…
0
0

Art. 195 - Constituição Federal - Constituição e Código Tributário Comentados

Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito…
0
0

Art. 167 - Constituição Federal - Constituição e Código Tributário Comentados

Capítulo II Das Finanças Públicas Seção II Dos Orçamentos Art. 167. São vedados: (...) IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da…
0
0

Capítulo 4 - Espécies de Tributo - Parte I - Sistema Tributário Nacional e Normas Gerais de Direito Tributário - Direito Tributário: Teoria e Prática

4.1. As diversas teorias sobre as espécies de tributos Como já vimos, há diversas formas utilizadas pelos Estados para financiar sua existência e responsabilidades, sendo certo que, hoje, a receita…
0
0

Capítulo 10. Direito Urbanístico, Interesse Local e Orçamento Público Municipal - Manual de Direito Urbanístico

10.1. Os Municípios como entes federados e autônomos desde a Constituição Federal de 1988 Cessando as discussões acadêmicas e políticas em torno da categoria dos Municípios na organização do Estado…
0
0