Artigo 201 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 201. Sempre que possível, o ofendido será qualificado e perguntado sobre as circunstâncias da infração, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declarações. (Redação dada pela Lei nº 11.690, de 2008)
§ 1o Se, intimado para esse fim, deixar de comparecer sem motivo justo, o ofendido poderá ser conduzido à presença da autoridade. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
§ 2o O ofendido será comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e à saída do acusado da prisão, à designação de data para audiência e à sentença e respectivos acórdãos que a mantenham ou modifiquem. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
§ 3o As comunicações ao ofendido deverão ser feitas no endereço por ele indicado, admitindo-se, por opção do ofendido, o uso de meio eletrônico. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
§ 4o Antes do início da audiência e durante a sua realização, será reservado espaço separado para o ofendido. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
§ 5o Se o juiz entender necessário, poderá encaminhar o ofendido para atendimento multidisciplinar, especialmente nas áreas psicossocial, de assistência jurídica e de saúde, a expensas do ofensor ou do Estado. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
§ 6o O juiz tomará as providências necessárias à preservação da intimidade, vida privada, honra e imagem do ofendido, podendo, inclusive, determinar o segredo de justiça em relação aos dados, depoimentos e outras informações constantes dos autos a seu respeito para evitar sua exposição aos meios de comunicação. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
DR. ADEvogado, Administrador
há 7 meses

Após ordem de juiz, oficial de justiça vai a cemitério tentar intimar morto em assalto: ‘chamado pelo nome duas ou três vezes’

Nos documentos do processo há um mandado para que a vítima de latrocínio fosse intimada. No documento feito pelo oficial de justiça ele diz que foi ao endereço recebeu a informação de que a pessoa a…
4
3

Uma revolução nos atos processuais. CNJ aprova Provimento sobre a realização de atos processuais por meio eletrônico.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, em 17/08/2021, recomendação para a celebração de convênios entre os Tribunais e os órgãos do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Polícias…
1
0

Impactos práticos da LGPD.

Quais são os impactos práticos da LGPD nas relações trabalhistas? A LGPD se aplica desde a fase pré-contratual, em que há o recebimento de currículos com dados pessoais Hoje, sexta-feira, é dia de…
1
0

Notícias Relacionadas

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz, assinaram uma Portaria conjunta…
0
0

Notícias Relacionadas

Resolução do CNJ que institui e regulamenta o Cadastro Nacional de Presos (Banco Nacional de Monitoramento de Prisão/BNMP 2.0) para registro de mandados de prisão foi aprovada nesta terça-feira (4/9)…
0
0
Agência Brasil
há 6 anos

MPF propõe reflexão sobre uso exagerado de medidas coercitivas em universidades

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, se manifestou nesta quinta-feira (7) por meio de uma nota pública em defesa da criação do Memorial da…
0
0
Agência Brasil
há 6 anos

Professores protestam contra condução coercitiva de reitor da UFMG

Professores fizeram uma vígilia de protesto contra a condução coercitiva do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramirez, pela Polícia Federal (PF) na Operação…
0
0
Justificando
há 7 anos

O discurso de combate à criminalidade e a relativização de direitos fundamentais

Luiz Carlos Cancellier. Foto: Agecom/UFSC/Reprodução. O Brasil, após a promulgação da Constituição de 1988, ainda caminha na construção da democracia, que, seguramente, é uma obra em constante…
0
0

Manifestação da AGU em nome da Presidência defende os efeitos da condução coercitiva

A Advocacia-Geral da União encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em nome do Presidente da República, Michel Temer, informações no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental…
0
0
Justificando
há 7 anos

Falta de segredo de justiça no processo penal midiático inviabiliza um julgamento justo

A ombudswoman da Folha de São Paulo, Paula Cesarino Costa, revelou, em sua coluna do dia 19.03.2017 que, nas coletivas de imprensa da operação lava-jato existe uma espécie de reunião “off the…
0
0