Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Uma revolução nos atos processuais. CNJ aprova Provimento sobre a realização de atos processuais por meio eletrônico.

    Publicado por Hamilton Apolinario
    há 3 anos

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, em 17/08/2021, recomendação para a celebração de convênios entre os Tribunais e os órgãos do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Polícias situados na área territorial de suas competências, para que que sejam coletados informações como e-mail e número de contato para envio de SMS (Short Message Service) e aplicativos de mensagens instantâneas, no primeiro contato de pessoas envolvidas em ações policiais e judiciais com o sistema de justiça.

    O objetivo é possibilitar que os atos processuais como citação, notificação e intimação sejam realizados por meios eletrônicos de comunicação, possibilitando maior rapidez e eficiência nos procedimentos judiciais.

    O atual Código de Processo Civil, de 2015, já tem previsão expressa sobre a possibilidade de realização dos atos processuais por meio digital (art. 193 do CPC) cabendo ao CNJ e aos Tribunais regulamentar esta prática. No Direito Penal, o Código Processo Penal também tem similar disposição no § 3º do art. 201.

    Uma vez estabelecida esta nova prática, atos processuais como citações, notificações e intimações poderão ser feitas por e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de mensagem o que deverá representar uma grande revolução no sistema de justiça brasileiro. Atualmente, a maioria destes atos processuais são efetuados via correios ou oficiais de justiça e em alguns casos demoram meses para serem concluídos.

    Referência: CNJ - Ato Normativo n. 0003974-40.2021.2.00.0000, julgado em 17/08/2021 na 336ª Sessão Ordinária.

    Hamilton Apolinário - 20/08/2021.

    • Sobre o autorAdvogado áreas Cível, Trabalho e Imobiliário. Experiência anterior em Tecnologia
    • Publicações13
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações173
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uma-revolucao-nos-atos-processuais-cnj-aprova-provimento-sobre-a-realizacao-de-atos-processuais-por-meio-eletronico/1266725778

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Intimações dos atos processuais

    Nanci Regina de Souza Lima, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Decisão Unânime do CNJ aprova que Atos Processuais deverão ser gravados

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)