Artigo 597 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 597. O espólio responde pelas dívidas do falecido; mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas na proporção da parte que na herança Ihe coube.

As implicações do evento morte no processo de recuperação judicial e de falência

RESUMO O presente trabalho foi desenvolvido por requisito parcial para aprovação na disciplina de Recuperações e falências. Objetiva analisar os efeitos que o evento morte pode causar tanto na…
1
0
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 7 anos

Cláusulas Restritivas e Testamento

Inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade. Alguns apontamentos. Sumário: 1. Das cláusulas restritivas. Natureza jurídica. 2. Da cláusula de inalienabilidade. 2.1. Dos efeitos da…
6
0
Luana Ribeiro, Advogado
há 8 anos

Processo de excução

AUTOR : Luana Alves Ribeiro, estudante de direito pela Universidade Paulista UNIP, aspirante a advogada, estudante assídua e com vontade de Pesquisas. Resumo : Os princípios, entendidos como…
2
0
Vitor Pécora, Advogado
há 9 anos

Falecimento do empregador

1. INTRODUÇÃO A CLT trata de uma indenização por encerramento da empresa por morte do empregador, em seu artigo 485 . Também aduz no artigo 482 , § 2º , que nos casos de empresa individual o…
36
37

Quando a pessoa morre quem paga as dívidas?

Meu pai morreu e deixou uma dívida. Terei que pagá-la? Neste artigo, procuro esclarecer esta dúvida. Não deixe de ler o artigo inteiro , pois é necessário entender algumas coisinhas antes de…
148
151
Luiz Dellore, Advogado
há 9 anos

Destaques processuais dos informativos 550, 551 e 552/STJ

Prezados, olá. Por força da aprovação do NCPC a análise dos informativos acabou atrasando um pouco. Assim, seguem agora as decisões processuais dos últimos 3 informativos do STJ, em que há muitas…
16
0

Informativo nº 552 do Superior Tribunal de Justiça - Direito Civil

Período : 17 de Dezembro de 2014 Ramo do Direito : Direito Civil Segunda Seção DIREITO CIVIL. PENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA PERTENCENTE A FIADOR. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES.
3
0