Artigo 84 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 84. A competência pela prerrogativa de função é do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, relativamente às pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade. (Redação dada pela Lei nº 10.628, de 24.12.2002)
§ 1o A competência especial por prerrogativa de função, relativa a atos administrativos do agente, prevalece ainda que o inquérito ou a ação judicial sejam iniciados após a cessação do exercício da função pública.
(Revogado)
(Incluído pela Lei nº 10.628, de 24.12.2002) (Vide ADIN nº 2797)
§ 2o A ação de improbidade, de que trata a Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, será proposta perante o tribunal competente para processar e julgar criminalmente o funcionário ou autoridade na hipótese de prerrogativa de foro em razão do exercício de função pública, observado o disposto no § 1o.
(Revogado)
(Incluído pela Lei nº 10.628, de 24.12.2002) (Vide ADIN nº 2797)

Acórdãos - Jurisprudência - Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores: Direito Administrativo II

Autor: JOSÉ ROBERTO PIMENTA OLIVEIRA Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Professor de Cursos de Especialização e Capacitação em Direito Administrativo e…
0
0

Acórdãos - Jurisprudência - Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores: Direito Administrativo II

Autor: SPIRIDON NICOFOTIS ANYFANTIS Mestre em Direito pela UFG. Professor de Direito Administrativo. Promotor de Justiça (MP-GO). Sumário: Comentário Doutrinário REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…
0
0

Acórdãos - Jurisprudência - Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores: Direito Administrativo II

Improbidade Administrativa II Autor: GIOVANI DA SILVA CORRALO Doutor e Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professor permanente do PPGDireito da Universidade de Passo Fundo e convidado da…
0
0

Título IV - Conteúdo Extra - Constituição Federal Comentada

Capítulo I Do Poder Legislativo Seção I Do Congresso Nacional Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo…
0
0

Título III - Conteúdo Extra - Constituição Federal Comentada

Capítulo I Da organização político-administrativa Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios,…
0
0

Art. 101 - Seção II. Do Supremo Tribunal Federal - Constituição Federal Comentada

Seção II Do Supremo Tribunal Federal Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de…
0
0

Art. 37 - Seção I. Disposições Gerais - Constituição Federal Comentada

Capítulo VII Da Administração Pública Seção I Disposições Gerais Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios…
0
0

12. Tese o Ministério Público Tem Legitimidade para Propor Ação Civil Pública em Defesa do Patrimônio Público. (Súmula XXXXX/Stj) - I - Processo Coletivo - Legitimidade

Autor: FERNANDO CRESPO QUEIROZ NEVES Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Advogado militante. Comentário Doutrinário De acordo com o art. 127 da Carta Magna brasileira: “O Ministério Público é…
0
0

3. A Regularidade Contábil Atestada Pelo Tribunal de Contas Não Obsta a Persecução Criminal Promovida Pelo Ministério Público, Diante do Princípio da Independência Entre as Instâncias Administrativa e Penal

Autores: RENATO DE MELLO JORGE SILVEIRA Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado. JOSÉ PAULO MICHELETTO NAVES Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de…
0
0

61. Da impossibilidade de considerar os atos de improbidade administrativa como crimes de responsabilidade - Capítulo 4 - Improbidade Administrativa

61 DA IMPOSSIBILIDADE DE CONSIDERAR OS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COMO CRIMES DE RESPONSABILIDADE GUSTAVO SENNA MIRANDA Promotor de Justiça/ES. Mestre em Direito. Professor da FDV Revista dos…
0
0