Parágrafo 3 Artigo 73 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96.
§ 3º Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

7.1.Depoimento Pessoal - 7. Provas em Espécie - Curso de Processo Civil Completo

Sumário: 7.1.Depoimento pessoal 7.1.1.Conceito 7.1.2.Sujeitos do depoimento pessoal 7.1.3.Espécies 7.1.4.Finalidade 7.1.5.Modo de produção 7.1.5.1.Momento processual 7.1.5.2.Formulação de perguntas…
0
0

Art. 70 - Seção IX. Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Constituição Federal Comentada

Seção IX Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e…
0
0

Art. 39 - Seção II. Dos Servidores Públicos - Constituição Federal Comentada

Seção II Dos Servidores Públicos Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores…
0
0

19. Evolução do controle externo nos vinte e cinco da Constituição Federal - Capítulo I - Poder Legislativo - Direito constitucional brasileiro: organização do Estado e dos poderes

19 Evolução do controle externo nos vinte e cinco anos da Constituição Federal Fernando Do Rego Barros Filho Sumário: 1. Introdução – 2. Histórico constitucional – 3. Tribunais de Contas e a…
0
0

Corrupção nos Municípios: Tipos Legais de Direito Administrativo e Sanções Respectivas - Corrupção e Improbidade Administrativa - Ed. 2018

2.1.Lei de Improbidade Administrativa Foram dois os movimentos no mundo de combate à corrupção, tema objeto de capítulo precedente. O primeiro desses movimentos voltou-se à corrupção pública,…
0
0

Capítulo 22 - Adicional Noturno - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Volume 2 - Jornadas e Pausas - Ed. 2017

Capítulo 22 - Adicional Noturno Cai a noite. Com ela, todos os trabalhos se tornam mais penosos e desgastantes, ainda que o ser humano negue esse fato por três vezes, diga que já está acostumado ou…
0
0

Capítulo 3. Controle Judicial - Parte I Controle da Administração Pública - Tratado de Direito Administrativo: Controle da Administração Pública e Responsabilidade do Estado

José dos Santos Carvalho Filho 1. Conceito Como já vimos, dependendo da natureza do controlador, o controle da Administração Pública pode ser judicial, legislativo e administrativo. A classificação…
0
0

Capítulo 4. Controle Parlamentar - Parte I Controle da Administração Pública - Tratado de Direito Administrativo: Controle da Administração Pública e Responsabilidade do Estado

José dos Santos Carvalho Filho 1. Introdução O Poder Legislativo é, em tese, o Poder de maior representatividade popular. A vontade popular é expressa por meio da eleição dos representantes que a…
0
0

Art. 41 - Comentários ao Capítulo VII da Constituição Federal de 1988 (da Administração Pública) - Administração Pública: Capítulo VII da Constituição Federal de 1988

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 1. Estabilidade Estabilidade é termo que designa o…
0
0

Capítulo 5. Sujeitos da Improbidade - Improbidade Administrativa - Lei 8.429/1992

5.1 Sujeito ativo 5.1.1 O conceito de agente público A identificação do sujeito ativo dos atos de improbidade é dada a partir do sujeito passivo, havendo um entrelaçamento entre as duas noções. 1 É…
0
0