Artigo 534 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 534 - É facultado aos Sindicatos, quando em número não inferior a 5 (cinco), desde que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas, organizarem-se em federação. (Redação dada pela Lei nº 3.265, de 22.9.1957)
§ 1º As federações serão constituídas por Estados, podendo a Comissão Nacional de Sindicalização, autorizar a constituição de federações interestaduais ou nacionais. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.740, de 19.1.1946)
(Revogado)
com vigência suspensa pelo Decreto-lei nº 8.987-A, de 1946)
§ 1º As federações serão constituídas por Estados, podendo o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio autorizar a constituições de federações interestaduais ou nacionais.
(Revogado)
§ 1º - Se já existir federação no grupo de atividades ou profissões em que deva ser constituída a nova entidade, a criação desta não poderá reduzir a menos de 5 (cinco) o número de Sindicatos que àquela devam continuar filiados. (Incluído pela Lei nº 3.265, de 22.9.1957)
§ 2º - As federações serão constituídas por Estados, podendo o Ministro do Trabalho, Industria e Comercio autorizar a constituição de Federações interestaduais ou nacionais. (Parágrafo 1º renumerado pela Lei nº 3.265, de 22.9.1957)
§ 3º - É permitido a qualquer federação, para o fim de lhes coordenar os interesses, agrupar os Sindicatos de determinado município ou região a ela filiados; mas a união não terá direito de representação das atividades ou profissões agrupadas. (Parágrafo 2º renumerado pela Lei nº 3.265, de 22.9.1957)

A reforma trabalhista e a prevalência do negociado sobre o legislado: Afronta ao principio da vedação ao retrocesso social

A REFORMA TRABALHISTA E A PREVALÊNCIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO: AFRONTA AO PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL Resumo: O tema desta pesquisa é análise da reforma trabalhista, sob os…
1
0
Joyce Braga, Estudante de Direito
há 4 anos

Perspectivas sobre o modelo sindical brasileiro após a Reforma Trabalhista de 2017

INTRODUÇÃO As instituições sindicais constituem-se como entes com significativa relevância para a história da sociedade. Foram elas as propulsoras da conquista das garantias hoje positivadas na…
1
1

Das normas coletivas do trabalho

A Constituição Federal reconhece a negociação coletiva como possibilidade básica das relações de trabalho, conforme determina art. 7º, inciso XXVI. Dito isto, em regulamentação específica, atualmente…
1
0

A Reforma Trabalhista e a Contribuição Sindical

RESUMO Objetiva-se no presente trabalho analisar algumas das principais alterações trazidas pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467 /2017) no âmbito da Contribuição Sindical, que não mais possui caráter…
5
2

A Greve dos Caminhoneiros: Aspectos Jurídicos

Não se fala de outra coisa: a greve dos caminhoneiros tem afetado a vida de toda a nação. Preços dos combustíveis explodindo nas bombas, escassez de mantimentos nos supermercados e até a suspensão do…
9
3

Direito de Greve

DIREITO DO TRABALHO I Aula interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos, ministrada pelo prof. Ed.Mi.Bara. Estudaremos do Direito do Trabalho. REFORMA TRABALHISTA. Artigo 611-A e B da Nova CLT…
1
0

Dinâmica Sindical e ACT x Cct

DIREITO DO TRABALHO I Aula interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos, ministrada pelo prof. Edua.M.Bara. Estudaremos do Direito do Trabalho. PROBLEMÁTICA DO ACT X CCT. APLICA-SE A REGRA…
2
0

Acordo e Convenção Coletiva do Trabalho

DIREITO DO TRABALHO I Aula interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos, ministrada pelo prof. Eda.M.Bat. Estudaremos do Direito do Trabalho: Direito Coletivo e Direito Individual. Direito…
1
0

Contexto dos Sindicatos no Brasil

DIREITO DO TRABALHO I Aula interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos, ministrada pelo prof. Edu.Mo.Bar. Estudaremos do Direito do Trabalho: Direito Coletivo e Direito Individual. Direito…
1
0
Bruno Schnell, Estudante de Direito
há 7 anos

Direitos Coletivos - Trabalhista - Prof. Roseli Scabin

DIREITOS COLETIVOS DO TRABALHO Anotações de sala de aula. A leitura das anotações de sala de aula NÃO deve substituir o estudo dos livros constantes na bibliografia indicada pelos professores. Profª…
2
0