Artigo 267 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Art. 267. Extingue-se o processo, sem julgamento do mérito:
Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: (Redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005)
(Revogado)
I - quando o juiz indeferir a petição inicial;
(Revogado)
Il - quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes;
(Revogado)
III - quando, por não promover os atos e diligências que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;
(Revogado)
IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
(Revogado)
V - quando o juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada;
(Revogado)
Vl - quando não concorrer qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual;
(Revogado)
VII - pelo compromisso arbitral;
(Revogado)
Vll - pela convenção de arbitragem; (Redação dada pela Lei nº 9.307, de 23.9.1996)
(Revogado)
Vlll - quando o autor desistir da ação;
(Revogado)
IX - quando a ação for considerada intransmissível por disposição legal;
(Revogado)
X - quando ocorrer confusão entre autor e réu;
(Revogado)
XI - nos demais casos prescritos neste Código.
(Revogado)
§ 1o O juiz ordenará, nos casos dos ns. II e Ill, o arquivamento dos autos, declarando a extinção do processo, se a parte, intimada pessoalmente, não suprir a falta em 48 (quarenta e oito) horas.
(Revogado)
§ 2o No caso do parágrafo anterior, quanto ao no II, as partes pagarão proporcionalmente as custas e, quanto ao no III, o autor será condenado ao pagamento das despesas e honorários de advogado (art. 28).
(Revogado)
§ 3o O juiz conhecerá de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, da matéria constante dos ns. IV, V e Vl; todavia, o réu que a não alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responderá pelas custas de retardamento.
(Revogado)
§ 4o Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação.
(Revogado)

Cláusual Resolutiva Expressa nos Contratos Imobiliários à luz do entendimento do STJ, a partir do Resp. n.º 1.789.863 de 2021

1 Introdução A cláusula resolutiva expressa é um elemento importante nos contratos imobiliários, visto que em casos de não cumprimento das obrigações pactuadas, a parte prejudicada poderá exigir o…
1
0
Brenda Esther, Estudante de Direito
há 5 meses

O Dever de Fundamentação das Decisões Judiciais no Processo Civil Brasileiro.

1. INTRODUÇÃO No presente artigo, propõe-se uma análise minuciosa das decisões judiciais proferidas pelos diferentes órgãos jurisdicionais. Será reservado um espaço para cada decisão judicial, com o…
1
0

A Desistência no Mandado de Segurança: Análise da Tese com Repercussão Geral 530 do STF

Conteúdo elaborado por Dr. Antônio Eduardo Senna Martins Introdução: A tese com repercussão geral 530 do STF abordou uma questão relevante no âmbito do mandado de segurança: a possibilidade de…
1
0
Isabelle Adjane, Bacharel em Direito
há 11 meses

A utilização do processo falimentar como meio de forçar o cumprimento de obrigação

1. Introdução O artigo intitulado “A UTILIZAÇÃO DO PROCESSO FALIMENTAR COMO MEIO DE FORÇAR O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO” parte do seguinte problema: Pode a pretensão falimentar ser utilizada como meio…
1
0

Desconsideração inversa da pessoa jurídica - aspectos aplicáveis ao direito de família

Maurício Cerqueira Lima 1 Resumo A desconsideração da pessoa jurídica é tema palpitante na atualidade, existindo inúmeros estudos a seu respeito, especialmente realizados no âmbito da Justiça do…
4
0

Súmulas do TJ/GO

SÚMULA 1 – Admite-se a penhora eletrônica de verba salarial na conta corrente do devedor, cujo bloqueio não deve ultrapassar o limite percentual de 30% (trinta por cento). REVOGADA SÚMULA 2 - Ao…
9
0

Da aplicação da Teoria da Causa Madura

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho de pesquisa, busca analisar a chamada “Teoria da Causa Madura” perante o Novo Código de Processo Civil (NCPC), através da Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, que…
2
0

Exceção de pré-Executividade Trabalhista

Exceção de pré-executividade trabalhista o que é? Por ser identificada somente na doutrina clássica e jurisprudência, a exceção de pré executividade trabalhista costuma gerar debates entre empresas,…
32
6
há 2 anos

Habeas Corpus contra ato de particular de competência da Justiça do Trabalho

INTRODUÇÃO  A reforma do Poder Judiciário de 2004, corporificada pela Emenda à Constituição nº 45/2004, expandiu de forma significativa as competências da Justiça do Trabalho. Uma das novas polêmicas…
1
0

Execução provisória de astreinte pode ser transmitida a herdeiros

É comum encontrar na jurisprudência e na doutrina posicionamento de que a morte do (a) autor (a) extingue a ação envolvendo questões de direito à saúde, de modo que eventual extinção da ação de…
6
0