Parágrafo 2 Artigo 30 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 30. Os herdeiros, para se imitirem na posse dos bens do ausente, darão garantias da restituição deles, mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhões respectivos.
§ 2º Os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, poderão, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente.

Art. 744 - Seção VII. Dos Bens dos Ausentes - Código de Processo Civil Comentado

Seção VII Dos bens dos ausentes Art. 744. Declarada a ausência nos casos previstos em lei, o juiz mandará arrecadar os bens do ausente e nomear-lhes-á curador na forma estabelecida na Seção VI,…
0
0

Título II. Dos procedimentos especiais de jurisdição voluntária - Livro IV. Dos procedimentos especiais - Código de processo civil: comentado artigo por artigo

Título II Dos Procedimentos Especiais de Jurisdição Voluntária 1. Procedimentos Especiais de Jurisdição Voluntária. Os procedimentos especiais de jurisdição voluntária são procedimentos em que não há…
0
0

Capítulo 5 - Direitos Subjetivos - Primeira Parte - Parte Geral do Direito Civil - Curso de Direito Civil: Parte Geral

1. Direito subjetivo e direito objetivo Quando se afirma que determinada pessoa tem um direito, pode-se estar referindo a significados diversos. Lembro três. Inicialmente, a titularidade de um…
0
0