Alínea "a" do Inciso III do Parágrafo 1 do Artigo 36 da Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

RJU - Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990

Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
há 11 meses

Entraves para remoção dos Servidores Públicos federais na esfera administrativa e judicial, artigo 36º da lei Nº 8.112.

Carla Janaina e Silva Araújo ¹ Florêncio Luis Pereira da Rocha ² Larissa Cantanhede do Lago ³ ¹Graduando no curso de Bacharelado em Direito da FMSJC; e-mail: flprocha_elias@hotmail.com ²Graduanda no…
3
1

Interesse Público: Pesquisa e Parecer Jurídico

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO DE DIREITO BRUNO AUGUSTO SACOMAN DE MOURA INTERESSE PÚBLICO: PESQUISA E PARECER JURÍDICO 2019 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. PESQUISA DO CONCEITO DE INTERESSE PÚBLICO…
3
0

Servidor público tem direito a remoção para preservar sua unidade familiar.

     O direito de ser removido para acompanhar cônjuge ou companheiro é medida de interesse social, que tem por fim a manutenção da unidade familiar, com fundamento no Princípio Constitucional da…
2
0

Direito Administrativo - Questões Discursivas - 2ª fase OAB

DIREITO ADMINISTRATIVO – 2ª FASE OAB – QUESTÕES DISCURSIVAS XXVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2018.3) Definitivo Questão 1 Para diminuir o índice de acidentes em uma rodovia movimentada, o poder…
12
1

A interpretação jurisprudencial da hipótese de remoção para acompanhar cônjuge ou companheiro

Ao estabelecer o regime jurídico dos servidores públicos no âmbito federal, a Lei n. 8112 /90 trouxe no parágrafo único do art. 36 hipóteses taxativas quanto à remoção. Via de regra, a remoção deve…
1
1
Fernando Vieira, Advogado
há 9 anos

Remoção provisória para acompanhar cônjuge, empregado público, removido no interesse do empregador.

Muito se observa, nos mais diversos órgãos da administração pública, direta e indireta, entraves para a concessão da licença para acompanhamento de cônjuge quando este não detém, necessariamente, o…
1
0