Artigo 2 Lc nº 24 de 07 de Janeiro de 1975

Lc nº 24 de 07 de Janeiro de 1975

Dispõe sobre os convênios para a concessão de isenções do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, e dá outras providências.
Art. 2º - Os convênios a que alude o art. 1º, serão celebrados em reuniões para as quais tenham sido convocados representantes de todos os Estados e do Distrito Federal, sob a presidência de representantes do Governo federal.
§ 1º - As reuniões se realizarão com a presença de representantes da maioria das Unidades da Federação.
§ 2º - A concessão de benefícios dependerá sempre de decisão unânime dos Estados representados; a sua revogação total ou parcial dependerá de aprovação de quatro quintos, pelo menos, dos representantes presentes.
§ 3º - Dentro de 10 (dez) dias, contados da data final da reunião a que se refere este artigo, a resolução nela adotada será publicada no Diário Oficial da União.

Unanimidade no Confaz é manifestação da igualdade e da autonomia

A atuação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) enquadra-se inteiramente no panorama democrático e republicano presente na Constituição cidadã, sobretudo quando considerado o princípio…
0
0

A inconstitucional unanimidade do Confaz e o surpreendente Convênio 70

A melhor forma de compreender um problema é colocá-lo em perspectiva histórica a fim de que seja possível visualizar todos os aspectos envolvidos. Tratar de guerra fiscal, da Súmula Vinculante 69 e…
0
0

Súmula Vinculante não é solução para a Guerra Fiscal

Os sinais que vêm do Supremo Tribunal Federal estão causando grande ansiedade no meio empresarial por conta das ameaças da edição da Súmula Vinculante 69, que pretende acabar com a guerra fiscal do…
0
0

Súmula Vinculante não é solução para a Guerra Fiscal

Os sinais que vêm do Supremo Tribunal Federal estão causando grande ansiedade no meio empresarial por conta das ameaças da edição da Súmula Vinculante 69, que pretende acabar com a guerra fiscal do…
0
0

Disputas Federativas, Confaz e royalties do petróleo

Estou convencido que o maior entrave para uma reforma tributária e fiscal no Brasil não são as relações Fisco/Contribuinte, mas as relações entre os Fiscos. Para as relações Fisco/Contribuinte muita…
0
0

Fábio Martins de Andrade: Modulação de Súmula contra guerra fiscal é necessária

A comunidade jurídica está mobilizada para encontrar uma saída justa para a chamada Guerra Fiscal entre os estados do Brasil. Mobiliza-se para a consulta pública referente ao edital de proposta de…
0
0

Restabelecimento da democracia do Confaz pode pôr fim à guerra fiscal

Encontra-se em tramitação no Supremo Tribunal Federal uma das mais relevantes causas em matéria tributária dos últimos anos. Trata-se da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 198. A ADPF…
0
0