Artigo 31 da Lei nº 9.615 de 24 de Março de 1998

Lei nº 9.615 de 24 de Março de 1998

Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências.
Art. 31. A entidade de prática desportiva empregadora que estiver com pagamento de salário ou de contrato de direito de imagem de atleta profissional em atraso, no todo ou em parte, por período igual ou superior a três meses, terá o contrato especial de trabalho desportivo daquele atleta rescindido, ficando o atleta livre para transferir-se para qualquer outra entidade de prática desportiva de mesma modalidade, nacional ou internacional, e exigir a cláusula compensatória desportiva e os haveres devidos. (Redação dada pela Lei nº 13.155, de 2015)
§ 1o São entendidos como salário, para efeitos do previsto no caput, o abono de férias, o décimo terceiro salário, as gratificações, os prêmios e demais verbas inclusas no contrato de trabalho.
§ 2o A mora contumaz será considerada também pelo não recolhimento do FGTS e das contribuições previdenciárias.
§ 3o Sempre que a rescisão se operar pela aplicação do disposto no caput, a multa rescisória a favor da parte inocente será conhecida pela aplicação do disposto nos arts. 479 e 480 da CLT.
(Revogado)
§ 3o Sempre que a rescisão se operar pela aplicação do disposto no caput deste artigo, a multa rescisória a favor do atleta será conhecida pela aplicação do disposto no art. 479 da CLT. (Redação dada pela Lei nº 10.672, de 2003)
(Revogado)
§ 3º (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 12.395, de 2011).
§ 4o (VETADO) (Incluído e vetado pela Lei nº 10.672, de 2003 )
§ 5o O atleta com contrato especial de trabalho desportivo rescindido na forma do caput fica autorizado a transferir-se para outra entidade de prática desportiva, inclusive da mesma divisão, independentemente do número de partidas das quais tenha participado na competição, bem como a disputar a competição que estiver em andamento por ocasião da rescisão contratual. (Incluído pela Lei nº 13.155, de 2015)

Capítulo 10 Prêmios - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Livro da Remuneração

Capítulo 10 Prêmios O ser humano tem verdadeira obsessão em receber prêmios. A simples pronúncia da palavra prêmio já desperta curiosidade, faz com que se interrompa uma atividade e descarrega a…
0
0

Capítulo 8. Prêmios e Abonos - Parte 2 - O Livro da Remuneração - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

Os prêmios desempenham papel relevante no incentivo à melhoria da produtividade e que servem como alavanca para incrementar o rendimento dos empregados, particularmente aqueles dedicados ao setor de…
0
0

Capítulo 10 - Prêmios - Curso de direito do trabalho aplicado: livro da remuneração

Capítulo 10 - Prêmios O ser humano tem verdadeira obsessão em receber prêmios. A simples pronúncia da palavra prêmio já desperta curiosidade, faz com que se interrompa uma atividade e descarrega a…
0
0