Artigo 5 da Lei nº 12.034 de 29 de Setembro de 2009

Lei nº 12.034 de 29 de Setembro de 2009

Altera as Leis nos 9.096, de 19 de setembro de 1995 - Lei dos Partidos Políticos, 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições, e 4.737, de 15 de julho de 1965 - Código Eleitoral .
Art. 5o Fica criado, a partir das eleições de 2014, inclusive, o voto impresso conferido pelo eleitor, garantido o total sigilo do voto e observadas as seguintes regras:
§ 1o A máquina de votar exibirá para o eleitor, primeiramente, as telas referentes às eleições proporcionais; em seguida, as referentes às eleições majoritárias; finalmente, o voto completo para conferência visual do eleitor e confirmação final do voto.
§ 2o Após a confirmação final do voto pelo eleitor, a urna eletrônica imprimirá um número único de identificação do voto associado à sua própria assinatura digital.
§ 3o O voto deverá ser depositado de forma automática, sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado.
§ 4o Após o fim da votação, a Justiça Eleitoral realizará, em audiência pública, auditoria independente do software mediante o sorteio de 2% (dois por cento) das urnas eletrônicas de cada Zona Eleitoral, respeitado o limite mínimo de 3 (três) máquinas por município, que deverão ter seus votos em papel contados e comparados com os resultados apresentados pelo respectivo boletim de urna.
§ 5o É permitido o uso de identificação do eleitor por sua biometria ou pela digitação do seu nome ou número de eleitor, desde que a máquina de identificar não tenha nenhuma conexão com a urna eletrônica.

Sistema eletrônico de votação e o voto como instrumento de democracia

O Brasil realizará eleições gerais para escolha de candidatos a Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador de Estado e Deputado Estadual, em outubro deste ano, sendo primeiro…
2
0
Kathleen Karnal, Advogado
há 3 anos

Análise acerca da (in)constitucionalidade da instituição do voto impresso no Brasil

A garantia constitucional do voto secreto foi introduzida ao ordenamento jurídico brasileiro pela primeira vez com o Código Eleitoral de 1932, acompanhado de outras modalidades de prevenção de…
1
0

A proposta de emenda constitucional 135/19

A PEC 135/19 Rogério Tadeu Romano Observo o voto histórico emanado da ministra Cármen Lúcia Antunes na Adin n.º 4.543. Ali lembrou-se que, no direito brasileiro, no direito constitucional brasileiro…
3
0
Magno Alves, Digitador
há 5 anos

Princípios que Regem o Direito Eleitoral

2.1 Sufrágio A soberania popular é exercida pelo sufrágio. Literalmente, o vocábulo sufrágio significa aprovação, opinião favorável, apoio, concordância, aclamação. Denota,pois, a manifestação de…
2
0
há 7 anos

Reforma política e o sistema eleitoral brasileiro

RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar a reforma política sob influência no sistema vigente, bem como aprofundar-se nas propostas de eleições e coligações partidárias, prazos para mudança de…
2
1

STF derruba voto impresso aprovado pelo Congresso

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, ontem, a impressão do voto nas eleições, que deveria vigorar a partir de 2014. A medida foi aprovada pelo Congresso, em 2009, durante reforma eleitoral.