Artigo 3 da Lei nº 12.850 de 02 de Agosto de 2013

Lei nº 12.850 de 02 de Agosto de 2013

Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal; altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal); revoga a Lei nº 9.034, de 3 de maio de 1995; e dá outras providências.
Art. 3º Em qualquer fase da persecução penal, serão permitidos, sem prejuízo de outros já previstos em lei, os seguintes meios de obtenção da prova:
I - colaboração premiada;
II - captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos;
III - ação controlada;
IV - acesso a registros de ligações telefônicas e telemáticas, a dados cadastrais constantes de bancos de dados públicos ou privados e a informações eleitorais ou comerciais;
V - interceptação de comunicações telefônicas e telemáticas, nos termos da legislação específica;
VI - afastamento dos sigilos financeiro, bancário e fiscal, nos termos da legislação específica;
VII - infiltração, por policiais, em atividade de investigação, na forma do art. 11;
VIII - cooperação entre instituições e órgãos federais, distritais, estaduais e municipais na busca de provas e informações de interesse da investigação ou da instrução criminal.
§ 1º Havendo necessidade justificada de manter sigilo sobre a capacidade investigatória, poderá ser dispensada licitação para contratação de serviços técnicos especializados, aquisição ou locação de equipamentos destinados à polícia judiciária para o rastreamento e obtenção de provas previstas nos incisos II e V. (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
§ 2º No caso do § 1º, fica dispensada a publicação de que trata o parágrafo único do art. 61 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, devendo ser comunicado o órgão de controle interno da realização da contratação. (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
Louize Andrade, Advogado
há 3 meses

A Aplicabilidade do Agente Policial Disfarçado na Lei de Drogas

Louize de Freitas Andrade [1] RESUMO O presente artigo visa analisar o novo instituto jurídico trazido pela Lei 13.964 /2019 (popularmente conhecida como Pacote Anticrime), qual seja, agente policial…
1
0
Sirlene Duemes, Advogado
há 5 meses

A garantıa da audıêncıa de custódıa na prısão em flagrante

A garantıa da audıêncıa de custódıa na prısão em flagrante Flor de Maria Perea Gallegos Becker [1] Sirlene Duemes [2] [1] Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário para o Desenvolvimento…
1
0

Contratação direta dispensando licitações4

A contratação direta deverá obedecer uma série de requisitos, estabelecidos no art. 72: Art. 72. O processo de contratação direta, que compreende os casos de inexigibilidade e de dispensa de…
1
0

Apresentação de alegações finais e a Defesa que fala por último

No Processo Penal, a ordem de apresentação das alegações finais escritas (memoriais) é textualmente comum, conforme §3º do art. 403 do CPP: O juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o…
2
0
Yan Soares, Advogado
há 7 meses

Das hipóteses de Dispensa de Licitação na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

A Lei Federal 14.133/21, Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC), está em vigor desde o dia 01 de abril de 2021, mas ainda encontra muita resistência para a sua aplicabilidade por…
1
0

TCC - Lei das Organizações Criminosas

RESUMO O presente trabalho versa sobre o instituto da infiltração policial, ou infiltração de agentes, como método de obtenção de provas a ser utilizado durante a persecução penal nas investigações…
1
0
Ruan Paixão, Advogado
há 8 meses

A influência do Racismo Estrutural no Reconhecimento Fotográfico de suspeitos negros em Sede Policial

A INFLUÊNCIA DO RACISMO ESTRUTURAL NO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO DE SUSPEITOS EM SEDE POLICIAL RUAN GABRIEL DA PAIXÃO SANTANA A INFLUÊNCIA DO RACISMO ESTRUTURAL NO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO DE…
1
0
Lara Melgueiro, Bacharel em Direito
há 11 meses

Colaboração Premiada

INTRDUÇÃO A origem da colaboração premiada surgiu na Idade Média, nos séculos XIV e XV, com o Tribunal do Santo Ofício que tinha o objetivo de punir aqueles que praticassem crimes contra a fé, foi…
1
0
Eulane Coelho, Advogado
ano passado

A Delação premiada à Luz dos Princípios Constitucionais Brasileiros

Eulane Coelho Batista ¹ Resumo : O presente trabalho estuda a discute a delação premiada a luz dos princípios constitucionais mais recorrentes acerca do tema. A pesquisa se mostra de extrema…
1
0

Os limites da atuação policial em ação de infiltração nas organizações criminosas

INTRODUÇÃO A escalada vertiginosa da atuação criminal através de organizações criminosas pressiona o sistema público de segurança a buscar soluções pontuais para o contorno desse problema. Nesse…
1
0