Inciso XIII do Artigo 103B da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 61, de 2009)
XIII - dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
Senado
há 10 anos

CCJ adia sabatina de integrante do Conselho Nacional de Justiça

A Comissão de Constituição , Justiça e Cidadania (CCJ) adiou para o próximo dia 1º de julho, às 10h, a sabatina de Emmanoel Campelo de Souza Pereira, indicado pela Câmara dos Deputados para ser…
0
0

Função correicional concorrente do CNJ tem de ser preservada, diz AJD

É inegável que o CNJ constitui uma conquista democrática e as suas funções têm que ser preservadas em toda a sua inteireza. A declaração é da Associação Juízes para a Democracia que, em nota, saiu em…
0
0

Função correicional tem de ser preservada, diz AJD

É inegável que o CNJ constitui uma conquista democrática e as suas funções têm que ser preservadas em toda a sua inteireza. A declaração é da Associação Juízes para a Democracia que, em nota, saiu em…
0
0

Associação Juízes para a Democracia defende poderes plenos ao CNJ, mas rejeita atuação como paladino da moralidade

A AJD (Associação Juízes para a Democracia) divulgou nota nesta quarta-feira (1º/2) em que defende a manutenção plena dos poderes correcionais e disciplinares do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
0
0

Agenda Legislativa

1 Elaborada pela Assessoria Parlamentar 31 de maio (3ª feira) CONGRESSO NACIONAL CMO - Comissão Mista de Orçamento Reunião de líderes partidários. Análise das matérias constantes das pautas. SENADO…
0
0

Conselho Federal abre período de indicação de nomes para CNJ e Conselho Nacional do Ministério Público

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai receber a indicação de nomes de advogados que têm interesse em integrar o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do…
0
0