Inciso II do Artigo 23 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 23. Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra:
II - em matéria de sucessão hereditária, proceder à confirmação de testamento particular e ao inventário e à partilha de bens situados no Brasil, ainda que o autor da herança seja de nacionalidade estrangeira ou tenha domicílio fora do território nacional;

Como será realizada a sucessão hereditária com bens situados no exterior? E se houver testamento?

No cenário globalizado, não são raras as situações em que a sucessão hereditária esbarra em aspectos internacionais, seja pela nacionalidade ou domicílio do autor da herança e dos seus sucessores ou…
3
0
Adriely Lovato, Advogado
há 2 anos

Competência Internacional, litispendência internacional e cláusula de eleição de foro

RESUMO Este presente artigo tem como desígnio apresentar a conceituação da competência internacional, litispendência internacional e cláusula de eleição de foro, bem como outros aspectos relevantes…
1
0

Como ocorre a partilha de bens situados no exterior?

Segundo o Palácio do Itamaraty em 2014 tinha 3.105.922 de brasileiros morando no exterior, tendo por base os dados fornecidos por autoridades migratórias; número de eleitores registrados na…
8
3

Inventário Judicial e Extrajudicial

No presente artigo será abordado dois temas muito relevantes para o Direito Sucessório. Fonte: Canva. Inventário Judicial Há momentos na vida que alguns assuntos não poderão ser adiados, requer…
5
5

Testamento internacional e herança de bens no exterior: bicho de sete cabeças?

A temática do testamento internacional - sucessão ou herança transnacional - parece não estar recebendo o merecido destaque nas cadeiras de direito de família e sucessões. Ainda são poucos os…
6
6

Considerações ao Direito Sucessório

Base Teórica - Introdução Num primeiro momento cabe esclarecer o que é Sucessão. Por assim, compreende-se que o verbo suceder tem significado na palavra "substituir". Essa substituição pode ser…
1
0

Inventário e partilha, embargo de terceiros, oposição, habilitação, ação monitória, homologação de penhor e restauração de autos à luz do NCPC

Érica Samila de Araújo Souza [1] José Trindade Dantas dos Reis [2] Veronica Guerreiro Antunes Braga [3] Bruno Alves Almeida [4] Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar determinados…
12
3

Procedimentos especiais à luz do Novo Código Processual Civil De 2015

Érica Samila de Araújo Souza [1] José Trindade Dantas dos Reis [2] Veronica Guerreiro Antunes Braga [3] Bruno Alves Almeida [4] Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar determinados…
3
1

Inventário e Partilha - Procedimentos

1. Conceitos de Sucessão Com o objetivo de transmissão patrimonial do falecido aos seus sucessores, a sucessão é o ato ou efeito de suceder e, sendo o direito das sucessões um ramo específico do…
35
12
Tales Calaza, Advogado
há 7 anos

Direito das Sucessões

DIREITO DAS SUCESSÕES 1. INTRODUÇÃO A sucessão se inicia com a morte. A partir da morte do indivíduo, tem-se a abertura da sucessão e, a seguir, a transmissão da herança. A morte pode vir a ser…
13
0