Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça manda prender Boris Berezovsky e bloqueia contas do Corinthians

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 17 anos

    O juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, recebeu a denúncia do Ministério Público Federal contra oito pessoas envolvidas caso da parceria MSI-Corinthians. Foi determinado o bloqueio dos recursos creditados em contas correntes do Sport Club Corinthians Paulista, devido ao contrato que a agremiação possui com o MSI Licenciamentos e Administração Ltda. Também foi bloqueado o dinheiro da empresa MSI depositado em contas correntes, fundos, aplicações e investimentos de qualquer tipo junto ao Banco Bradesco S.A.

    O Ministério Público Federal denunciou os dirigentes do Corinthians Alberto Dualib, Nesi Curi, Renato Duprat Filho, Paulo Sérgio Scudiere Angioni e o advogado Alexandre Verri por crime de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Além disso, o juiz decretou a prisão do russo Boris Berezovsky, e dos iranianos Kia Joorabchian e Nojan Bedroud. A decisão determina que a Interpol seja informada dos mandados de prisão. O juiz Fausto De Sanctis determinou a expedição de ofício ao Ministério da Justiça solicitando a prisão preventiva dos réus estrangeiros e a extradição deles para o Brasil.

    O magistrado justificou a detenção dos acusados estrangeiros, que não têm nenhum vínculo com o Brasil, como forma de impedi-los de agir de forma a inviabilizar a ação criminal. De Sanctis disse que “apesar da complexidade dos fatos narrados, a peça inicial deve ser tida por eficaz porque não somente discorre com concisão e exatidão, mas porque responsabiliza cada um dos denunciados”. As prisões decretadas foram baseadas nos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal por suposta prática de crime de lavagem de valores ( Lei nº 9.613 /98 ) e formação de quadrilha ou bando ( Lei nº 9.034 /95 ).

    Lavagem de dinheiro e outros ilícitos

    Segundo diálogos monitorados, a suposta organização criminosa não somente se destinaria a “lavar” valores no futebol brasileiro, mas a praticar vários atos ilícitos. Para o juiz, é importante deixar claro o respeito que deve merecer os

    cerca de 25 milhões de torcedores corinthianos. “Não se trata de proteção de um clube de esportes e de seus fãs, mas de um símbolo que, ao ser supostamente atingido com ações inidôneas provocam nas pessoas, quando chega a público, sentimentos de pesar e de desesperança no Brasil, onde o orgulho nacional associa-se diretamente ao futebol”.

    O juiz determinou, ainda, que o Corinthians deverá fornecer, no prazo de dez dias, a relação de todos os jogadores adquiridos com dinheiro fruto da parceria com a MSI. Os acusados serão interrogados no mês de agosto e novembro. Alberto Dualib e Nesi Curi no dia 28/08, as 13h; Renato Duprat Filho e Alexandre Verri no dia 29/08, as 13h e Paulo Sérgio Scudiere Angioni no dia 30/08, as 14h. Boris A. Berezovsky será interrogado no dia 13/11 e Kiavash Joorabchian e Nojan Bedroud no dia 14/11, todos às 13h.

    Desmentidos e retratação de Dualib

    No dia 5 de agosto de 2004, Alberto Dualib e Nesi Curi, pelo Corinthians e Kia Joorabchian, pela MSI, assinaram um instrumento particular de pré-contrato, segundo o qual o clube manifestava interesse em firmar contrato de gestão exclusiva de seu departamento de futebol e licenciamento de propriedade intelectual com a MSI, que ficaria com 51 % do lucro líqüido auferido pelo "Timão". Muito embora o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, tenha negado em diversas ocasiões que a MSI tivesse qualquer vínculo com o controvertido magnata russo Boris Berezovsky, a imprensa vinha especulando sobre as ligações do empresário com a empresa que firmou a parceria com o "Timão". Dualib apenas admitia ter "jantado" com Berezovsky em Londres, mas negou envolvimento do russo com a parceria.

    Na época, o presidente do Corinthians dissera que os entendimentos com o grupo do magnata russo exilado na Inglaterra não tinham avançado. Ao ser ouvido em investigação, porém, Alberto Dualib retratou-se e declarou que Berezovsky, Badri e Pinni Zahavi eram os principais investidores da parceira MSI-SCCP.

    O polêmico Berezovski

    A origem da fortuna do magnata é cercada de polêmicas. Conforme narra a denúncia do MPF, ele teria feito uma parceria com a Autovaz, empresa fabricante de automóveis, e a empresa italiana Logosystems, na qual teria aplicado o correspondente a cinco mil dólares. Outros quatro sócios teriam aplicado valores semelhantes. Cinco anos depois, em 1991, o patrimônio desses cinco afortunados investidores teria atingido a espantosa cifra de 20 milhões de dólares. "Ou seja, um rendimento de 80.000 % (oitenta mil por cento) em cinco anos. Sem dúvida uma cifra espantosa e insuperável mesmo para países de tradição capitalista" , destaca a denúncia do MPF.

    De acordo com a denúncia, em um período de apenas dez anos, coincidente com a privatização de ativos da extinta União Soviética, Berezovsky "tornou-se de obscuro e mal remunerado professor de matemática em político influente e poderoso multimilionário". Os documentos recebidos pelo MPF da Procuradoria Geral da Federação da Rússia, traduzidos por tradutores públicos, indicam que Berezovski responde, naquele país, a três investigações policiais.

    Berezovsky é também investigado na França por lavagem de capitais e utilização de documentos falsos, entre outros delitos, em reclacionados com a aquisição, em dezembro de 1996, do Castelo de Garoupe por 55 milhões de francos. "Em julho de 1997, também foi adquirido o Campanário de Garoupe por 90 milhões de francos, bem como móveis para o castelo num montante de 24 milhões de francos", narra a denúncia.

    Quem é a MSI?

    No site oficial do Corinthians, a MSI é descrita como "fundo que acredita no potencial do futebol no Brasil". O portal informa que a "Media Sports Investments – MSI – é um fundo de investimentos privado que foi constituído entre várias empresas associadas, interessadas em investir em futebol de primeira qualidade em várias partes do mundo". O site menciona que, antes de ser firmada a parceria, "há pelo menos dois anos a empresa mantinha seus observadores no Brasil".

    Na versão do portal corintiano, o grupo MSI conta com escritórios em Londres e em São Paulo. "A base na Europa está empenhada na retaguarda das negociações e operações de compra e venda de jogadores de e para clubes europeus, asiáticos, americanos e outros". A MSI brasileira teria quatro sócias: Devetia Ltd, Just Sports Inc, MSI Group Ltd e Media Sports Investment Ltd.

    Também quanto à origem do dinheiro, o site do "Timão" apresenta uma versão diferente das acusações do MPF. "Os recursos externos vêm ao Brasil por meio de bancos de primeira linha – isto é, bancos que respeitam as normas financeiras internacionais e que cumprem, rigorosamente, as práticas para identificar a origem dos recursos. No Brasil, um banco brasileiro de primeiríssima linha e muito tradicional é utilizado pela MSI e, naturalmente, todos os recursos são sempre devidamente registrados junto ao Banco Central do Brasil" , resume o texto.

    Muito embora o noticiário esportivo viesse registrando o "sumiço" de Kia Joorabchian do Brasil há muitos meses, além da falta de dinheiro do Corinthians, o portal corintiano chega a ser ufanista ao anunciar os ambiciosos planos da MSI para o clube: "O grupo pretende investir para o fortalecimento de uma estrutura que faça do Corinthians um time eficiente, tanto no campo quanto no mundo dos negócios esportivos. Entre os planos da MSI para os próximos anos estão: um canal de televisão para operadoras de TV fechada, transmitindo imagens exclusivas dos jogos e bastidores, inclusive pela Internet; um site oficial com todas as informações e notícias do clube; uma revista mensal; e um jornal gratuito a ser distribuído no estádio, em dias de jogos."

    Apesar de o Corinthinas ter estado várias vezes às portas do rebaixamento para as divisões inferiores, o portal insiste em dar a entender que a MSI continuava investindo no clube ao mencionar que "é necessário formar um grande quadro de jogadores que é a alma e o principal motor do time".

    Segundo a denúncia do MPF, porém, a primeira reunião de dirigentes corintianos, realizada no Hotel Fasano em São Paulo, Renato Duprat Filho apresentou ao grupo o iraniano Kia Joorabchian que, inicialmente, manifestou interesse na aquisição de direitos de transmissão das partidas do campeonato brasileiro de futebol tendo, em reuniões posteriores, proposto a formação de uma parceria entre a empresa que dizia representar, a MSI - Media Sports Investment Limited, e o clube. Embora Kia se apresentasse como procurador da MSI, empresa off shore sediada na Inglaterra, a empresa sequer existia, de fato ou formalmente. "Portanto, não possuía qualquer histórico que lhe conferisse credibilidade", afirma a denúncia.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações562
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-manda-prender-boris-berezovsky-e-bloqueia-contas-do-corinthians/140002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)