Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ do Senado aprova proposta que trata de vacância do mandato de presidente da República, senador e deputado

    A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou na quarta-feira (03/11), o substitutivo do relator, senador Demóstenes Torres (DEM/GO), à PEC 32/06, do senador Arthur Virgílio (PSDB/AM), que altera os artigos 46, 56 e 79 da Constituição Federal e que dispõe sobre a vacância do mandato de Presidente da República, Senador e Deputado. A matéria será agora encaminhada para apreciação, em dois turnos de votação, pelo Plenário.

    O relator, em seu substitutivo, excluiu a suplência nos casos dos senadores em virtude da matéria já ter sido objeto de intensas e acaloradas discussões na CCJ, quando se discutiram seis propostas de emenda constitucional que tratavam do suplente de senador, apensadas à PEC nº 11/03 que está, atualmente, aguardando apreciação pelo Plenário.

    Pela PEC 11/03 aprovada na CCJ, mediante acordo, e também da relatoria do Senador Demóstenes Torres, cada senador será eleito com um suplente, vedada a eleição de suplente que seja cônjuge, parente consanguíneo ou por afinidade, até o segundo grau ou por adoção do titular (art. 46, 3º). Foi acrescido novo 1º-A ao art. 56 onde prescreve que, se ocorrer vaga de senador, o suplente será convocado para exercer o mandato até a eleição geral ou municipal mais próxima.

    Quanto aos demais casos previstos na PEC 32/06, o substitutivo do relator, senador Demóstenes Torres prevê:

    "Art. 56..........................................

    1º O suplente de Deputado Federal será convocado nos casos de vaga na representação partidária de cada Estado e do Distrito Federal, de investidura em funções previstas neste artigo ou de licença superior a cento e vinte dias.

    2º Ocorrendo vaga de Deputado e não havendo suplente, far-se-á eleição para preenchê-la, se faltarem mais de quinze meses para o término do mandato.

    ..............................................." (NR)

    "Art. 79 O Vice-Presidente substituirá o Presidente no caso de impedimento.

    ..............................................." (NR)

    "Art. 81 Vagando o cargo de Presidente da República, farse-á eleição noventa dias depois de aberta a vaga.

    1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição será feita trinta dias depois da abertura da vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

    2º Em qualquer dos casos, o eleito deverá completar o período de seu antecessor." (NR)

    • Publicações3477
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-do-senado-aprova-proposta-que-trata-de-vacancia-do-mandato-de-presidente-da-republica-senador-e-deputado/2450389

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)