Artigo 142 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.

A Consolidação Da Transação Como Instrumento De Regularidade Fiscal

A transação se consolidou como um instrumento válido e eficaz para a redução de litígio e para a busca da regularidade dos contribuintes junto aos Fiscos dando efetividade ao comando do artigo 171 do…
1
0
Dra Kelly Viana, Advogado
há 2 meses

Decisões do CARF sobre Sociedade em Conta de Participação.

De acordo com o Código Civil , podemos aplicar subsidiariamente às SCPs as normas da sociedade simples. E, sabemos que na sociedade simples a integralização pode ser realizada, inclusive, com…
1
0
Tiago Henrique
há 4 meses

Relação Jurídica Tributária

1- Tudo se inicia com a hipótese de incidência , que é a previsão abstrata de um tributo na lei. Possui o mesmo raciocínio do "fato típico" do direito penal: o artigo 333 caput do código penal, por…
1
0

A prescrição nos crimes tributários formais

A PRESCRIÇÃO NOS CRIMES TRIBUTÁRIOS FORMAIS Rogério Tadeu Romano Tem-se os delitos tributários dispostos na Lei nª 8.137/90: Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir…
1
0
Henrique Fraga, Procurador e Advogado Público
há 5 meses

Os Princípios da Legalidade, da Verdade Material e do Inquisitório perante a atividade administrativa de lançamento tributário

1 INTRODUÇÃO O lançamento tributário, como máxima expressão do Direito Administrativo Tributário é típica manifestação da atividade administrativa, obedece a princípios que regem a Administração…
1
0
Henrique Fraga, Procurador e Advogado Público
há 5 meses

O IPTU e suas principais características

1. Fato Gerador Trata-se de um imposto que visa essencialmente ao patrimônio. O aspecto material do fato gerador é, pois, a propriedade predial e territorial urbana. Esse fato gerador está previsto…
2
0
Charles Machado, Advogado
há 7 meses

Transação Tributária Aspectos Constitucionais

As execuções fiscais e seus números podem dar a dimensão do tamanho da participação da carga tributária no PIB brasileiro, e também, da importância de se aperfeiçoar os instrumentos multiportas de…
1
0

Crédito Tributário

RESUMO Segundo a teoria adotada no Código Tributário Nacional, quando verificada no mundo dos fatos, a situação definida em lei como fato gerador do tributo, dar origem a obrigação tributária, logo,…
1
1
Nilma Lima, Estudante de Direito
há 10 meses

Crédito Tributário

1. INTRODUÇÃO O Estado é entidade de governo que tem por finalidade a administração política e jurídica de uma área territorial e não possui caráter mercantil, por isso, para atingimento dos seus…
6
0
Diego Demetrio, Bacharel em Direito
há 10 meses

Responsabilidade tributária na transmissão de bens móveis e imóveis e na sucessão por morte

RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA NA TRANSMISSÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS E NA SUCESSÃO POR MORTE DIEGO DEMETRIO DE SOUZA [1] RESUMO O vigente Código Tribunal Nacional de 1966 (CTN), que em alguns…
3
0