Parágrafo 5 Artigo 121 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 121. Matar alguem:
§ 5º - Na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária. (Incluído pela Lei nº 6.416, de 24.5.1977)
Ruan Ferreira, Advogado
mês passado

Quais são os Princípios da Execução Penal?

INTRODUÇÃO:  Antes, precisamos entender, O QUE É EXECUÇÃO PENAL :  A Execução Penal é a parte final da persecução penal.  A persecução penal por sua vez é o "caminho" que o processo percorre.  A…
1
0

Um caso de aplicação do perdão judicial

UM CASO DE APLICAÇÃO DO PERDÃO JUDICIAL Rogério Tadeu Romano Segundo relatou o jornal O Globo, em 1.12.23, a major Fabiana Pereira Ribeiro, de 43 anos, presa, em 2022, por matar o marido Luiz Alberto…
2
0
Maria Fernanda, Bacharel em Direito
há 8 meses

Perdão Judicial e sua aplicabilidade em casos de ambicídio.

Neste presente artigo será exposto uma série de argumentos sob a ótica jurídica da aplicabilidade e constitucionalidade da concessão do perdão judicial em casos de pacto de morte, onde o…
2
0
Joao Gerbasi, Advogado
há 10 meses

Perdão Judicial nos acidentes de trânsito

O perdão judicial é causa extintiva da punibilidade, prevista no artigo 107 , IX , do Código penal - isto é - retira do Estado o "ius puniend"quando flagrada essa possibilidade em lei.
1
0

Algumas Vertentes do Homicídio

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo explanar as tipificações do crime de homicídio e a partir destas tipicidades e mostrar suas vertentes e como ocorrem. Assim, possuindo apoio na doutrina e…
1
0

A absolvição por clemência no tribunal do júri: recorribilidade e soberania dos vereditos

1 INTRODUÇÃO O júri caracteriza-se como instituição democrática responsável pela efetiva participação da sociedade na administração da justiça e, portanto, deve ser encarado como meio de promoção do…
2
0

Renúncia, perdão judicial ou retratação? Entenda a diferença!

Renúncia A desistência do direito de propor ação penal privada é um ato voluntário do ofendido e está prevista no artigo 104 do Código Penal. Essa desistência pode ser expressa ou tácita. Quando há…
1
0

Você sabe o que é Perdão Judicial ?

O perdão judicial é a possibilidade, conferida ao Magistrado, de nos casos legalmente previstos desculpar o acusado pelo crime cometido. Este ato judicial consiste na opção do juiz de deixar de…
3
0

Posso deixar meus filhos sozinhos em casa para trabalhar?

Este é um assunto delicado, polemico e bastante comum, que volta e meia retorna ao debate social, pois pode ocorrer e ser exemplificado em diversas situações do cotidiano, mas, que depende de vários…
6
0

Perdão Judicial

Inicialmente, é preciso destacar que o perdão judicial não se dirige a toda e qualquer infração penal, mas, sim, àquelas previamente determinadas pela lei. Assim, não cabe ao julgador aplicar o…
4
0