Artigo 203 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 203. A testemunha fará, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ihe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residência, sua profissão, lugar onde exerce sua atividade, se é parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relações com qualquer delas, e relatar o que souber, explicando sempre as razões de sua ciência ou as circunstâncias pelas quais possa avaliar-se de sua credibilidade.
Marcelo Medeiros, Advogado
mês passado

Direito penal e crime de estupro de vulnerável e palavra da vítima

A PALAVRA DA VÍTIMA COMO FONTE DE PROVA NO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL Marcelo Medeiros [1] RESUMO O estudo do tema “a palavra da vítima como fonte de prova no crime de estupro de vulnerável” tem…
1
0
Ricardo Marques, Advogado
há 5 meses

Testemunha de “ouvi dizer” (hearsay): admissibilidade e valoração da prova

A testemunha possui papel importante no processo penal porquanto está inserida dentre os meios de prova que auxiliam na elucidação da verdade real para que, a partir da livre apreciação em conjunto…
3
0
Adriely Lovato, Advogado
ano passado

A fiança, a acareação e o reconhecimento de pessoas no processo penal brasileiro

RESUMO O presente artigo tem como desígnio discutir a fiança, sua conceituação, hipóteses, proibições e legitimidade para concessão e valores. Os procedimentos e críticas em relação à eficácia da…
1
0

A testemunha tem direito ao silêncio parcial ou seletivo?

Sim, a testemunha possuí direito ao silêncio parcial, porém o exercício desse direito é limitado, não se equiparando à garantia atribuída ao acusado. Melhor explicando, as testemunhas, por sua…
1
0

A inviolabilidade do domicílio no crime de Tráfico da Lei 11.343/06

Carlos Vinnicius Gonçalves Silva Bárbara Rodrigues Barbosa Resumo : O presente estudo tem como objetivo suscitar reflexões sobre os limites da mitigação da inviolabilidade do domicilio em relação as…
4
2
Amyla Machado, Advogado
ano passado

Oitiva testemunhal precedida de leitura da denúncia ou do depoimento prestado na fase de inquérito policial

Há ainda controvérsias nos Tribunais Superiores no que diz respeito ao procedimento a ser considerado na oitiva testemunhal em juízo. Diversos julgados do Superior Tribunal de Justiça, quando da…
3
0

A Presunção de veracidade do depoimento de policiais nos crimes de desacato, desobediência e resistência

RESUMO : A presente pesquisa teve por objetivo o estudo crítico da presunção de veracidade do depoimento de agentes públicos no processo penal, assim como, suas implicações legais e doutrinárias em…
2
0
Sara Pimentel, Bacharel em Direito
há 2 anos

Análise acerca das prisões fundamentadas no reconhecimento fotográfico e o posicionamento do STJ

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Monografia aprovada em 08/12/2021. Orientanda: Sara de Vasconcelos Pimentel Orientadora: Flávia Sanna Leal de Meirelles Instituição: Centro Universitário Carioca -…
2
0

Meios de Prova

Conforme preceitua Tourinho Filho a perícia é o exame emanado por pessoa que tenha determinados conhecimentos técnicos, científicos, artísticos ou práticos sobre os fatos, circunstâncias pessoais ou…
2
0
João  Souza, Advogado
há 3 anos

Prova testemunhal e os riscos da palavra da vítima como meio de prova no processo penal

PROVA TESTEMUNHAL E OS RISCOS DA PALAVRA DA VÍTIMA COMO MEIO DE PROVA NO PROCESSO PENAL [1] João dos Santos Souza, Advogado PALAVRAS-CHAVE : Prova testemunhal. Palavra da vítima. Falsas memórias.
1
1