Inciso XXI do Artigo 37 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações. (Regulamento)

Lei de Licitações no Brasil: Uma Revolução nas Penalidades e Sanções Administrativas

A Lei 8.666 /93, conhecida como Lei de Licitações e Contratos Administrativos, foi um marco na regulamentação das contratações públicas no Brasil. No entanto, ao longo dos anos, tornou-se evidente a…
1
0
Renata Enjyogi, Advogado
há 28 dias

O transporte colaborativo de passageiros no Brasil.

Alexandre Massarana da Costa Renata Enjyogi Caria Ingrid Dias Coelho Rodrigo Biasi de Moraes “A necessidade é a mãe da inovação. Platão 1. Introdução. Como se sabe, o transporte rodoviário de…
1
0
Patrícia Pivoto, Advogado
mês passado

É ilegal a exigência de quitação junto ao Conselho Profissional para fins de habilitação na licitação.

A legislação é expressa no sentido de que a documentação relativa a qualificação técnica é restrita ao registro ou inscrição na entidade profissional competente, não havendo previsão legal quanto a…
1
0
Caroline Pasini, Estudante de Direito
mês passado

A Regulamentação Das Parcerias Público-Privadas (Ppps) em Contratos Administrativos

Caroline Pasini Ferreira RESUMO : É respeitável a parceria entre o setor público e o privado na execução de obras, bens e serviços de infraestrutura, habitação e transporte. O objetivo geral do…
0
0

O objeto da licitação pública é diferente do objeto do contrato social da empresa licitante. E agora?

No cotidiano dos profissionais que trabalham com licitações públicas, certamente aparece a situação em que a empresa licitante disputa um objeto que não é previsto em seu contrato social. Por…
1
0

Diferenças entre “reequilíbrio econômico-financeiro” do contrato administrativo” e “reajuste”:

Considerando que, tanto o “reequilíbrio econômico-financeiro” quanto o “reajuste”, foram criados para restaurar o equilíbrio rompido do contrato administrativo e assim atender a garantia…
1
0
Lucas Gavazza, Juiz de Direito
há 11 meses

Pandemia de Covid-19 e Reequilíbrio Econômico-Financeiro nos Contratos Administrativos de Serviços de Engenharia

Introdução: Cenário inflacionário extraordinário consequente da Pandemia de Covid-19 e a dispersão crítica e imprevisível de insumos da construção civil. A Pandemia de Covid-19 impôs um contexto…
4
0
Igor Fj, Estudante de Direito
há 11 meses

Credenciamento: noções e evolução do instituto.

No atual contexto social brasileiro, com o constante aumento das demandas coletivas, além do objetivo de um Estado cada vez mais eficiente, observa-se os desafios aos gestores públicos para a…
0
0

Contratação de terceirizados pode impedir nomeação de concursado?

Você conquistou sua aprovação em um concurso público, mas para sua surpresa, a vaga que deveria ser sua foi ocupada por um terceirizado. A contratação de terceirizados para a vaga de concursados tem…
1
0
Lorena Rocha, Estudante de Direito
ano passado

A empresa em recuperação judicial e o processo licitatório

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO LORENA ROCHA BRAGA A EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O PROCESSO LICITATÓRIO FORTALEZA 2022 LORENA ROCHA BRAGA A…
1
0