Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Advocacia Privada

Publicado por Sidney Athely
há 6 anos

 A História do Direito está diretamente ligada à História da Humanidade que mesmo antes de existir a Justiça ou Poder Judiciário, já estava presente na vida das pessoas. Com o passar dos tempos surgiu a organização/imposição da Justiça com meio de mediar, punir ou intimidar conflitos entres pessoas por diversas razões.

 Neste sentido DE Castro, pag 7, afirma que embora algumas vezes as pessoas confundam Direito e Lei escrita, se partimos do pressuposto de que um conjunto de regras ou normas que regulamentam uma sociedade pode ser chamado (ainda que humildemente) de direito, todos as comunidade humanas que existem ou existiram no mundo - indiferentemente de quaisquer características que tenham - produziram ou produzem seu “Direito”.

 Antes mesmo de existir a figura do Juiz, do Direito e do Judiciario, os Povos Sem Escrita já tinha Direito.

 A mudança aconteceu naturalmente ou não…

 Com o passar do tempo, a evolução e organização, aconteceram de forma significativas ao longo do tempo surgindo assim, a carreira pública representada pelos juízes, promotores, desembargadores, dentres outras e a carreira privada representada pelos advogados que em seus escritórios trabalham para levar a defesa dos direitos dos seus clientes.

 Aos interessados ao mundo jurídico. A hora da decisão…

 Conhecemo que o estudante de Direito tem sempre grande oportunidade para o mercado de trabalho na área jurídica, seguindo o setor público através do concursos ou setor privado através dos escritorio de advocacias espalhados pelo País a fora.

 O Site Saber Jurídico, nos mostra também, que o estudante do Direito e o recém-formado na área podem optar dentre muitas possibilidades de carreiras jurídicas. A versatilidade de atuação no setor pode ser um tanto assustadora no início, principalmente para quem ainda está em uma fase de muita indecisão. Nesse cenário, a dúvida entre estudar para concursos ou efetivamente investir em uma carreira como advogado é uma das questões mais comuns para quem está se inserindo no mercado.

 Entre estes dois universo, uma grande maioria segue a privada, até mesmo porque a pública existe um limite de vagas, enquanto a privada tem a questão da autonomia sendo permita a todos que consegue a tal sonhada, necessária e difícil Carteira da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

 Vamos falar da Advocacia Privada por estar está alinhada ao nosso tema, sem aqui menosprezar a pública que tem o seu devido valor para o mundo jurídico e população em geral.

 Uma sociedade em conflitos, a oportunidade de trabalho para o advogado surge...

 Na vida em sociedade é natural que surge conflito com pessoas, empresas ou até mesmo o Estado, daí surge a figura da advocacia privada que trabalha em defesa do Direito, o representando em busca solucionar o conflito seja forma conciliatória ou judicial numa ação perante o Judiciário.

 A Advocacia Privada está prevista na Carta Magna, A Constituição da Republica Federativa do Brasil, em seu Art. 133 onde está escrito que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

 A figura do advogado vai ganhando forças e seu trabalho ganhando espaço e respeito na sociedade brasileira…

 Foi neste sentido que aconteceu a instituição da OAB - Ordem dos advogados do Brasil ocorreu, então, quase um século após a fundação do Instituto dos Advogados, por força do art. 17 do Decreto n.º 19.408, de 18 de novembro de 1930, assinado por Getúlio Vargas, chefe do Governo Provisório, e referendado pelo ministro da Justiça Osvaldo Aranha, de acordo com site OAB.

 A OAB é responsável pelo Exame da Ordem, necessário para atuar nos tribunais como advogado, para obter a chamada carteirinha da Oab depois da aprovação em exames de 2 etapas onde uma pequena minoria de cerca de 20% conseguem lograr êxito com a aprovação final.

 Após isso, aqueles que logram êxito no Exame da OAB e desejam se aventurar na advocacia devem estar atentos a formas de obter sucesso em sua mais nova profissão, um bom relacionamento nos corredores dos tribunais também contribui para o sucesso da profissão, às vezes conseguindo mais agilidade nos processos e maior e mais rápido retornos financeiro para o profissional e andamento na lide demandada para satisfação do cliente final.

 Optar por abrir um escritório pode ser uma solução, mas no início da carreira torna-se mais difícil por questões financeira, existe outras opções como a associação a um escritório já existente com empregado ou em sociedade.

 A evolução tecnológica chegou na advocacia, a JusBrasil mostra que este está em crescimento constante, legal techs referem-se ao uso de tecnologia e softwares para fornecer serviços jurídicos. As empresas do setor geralmente são startups fundadas com o propósito de inovar o mercado, tradicionalmente conservador. Os investimentos em tecnologia legal são predominantemente focados nos Estados Unidos no entanto, há um crescimento significativo em todo o mundo, principalmente no Brasil.

 A tecnologia empregada facilita o diaadia do advogado e ou repartições pública, judiciário, etc, facilitando o emprego de modelo previamente prontos com os devidos embasamento jurídico, algo inegável no século 21, um mundo tecnológico, moderno, compartilhado e conectado.

 Exemplos: AjudaJus (https://www.ajudajus.com.br/) - Contratação de Advogados especializado em direito do consumidor e eConciliar (https://www.econciliar.com.br) – Conciliação Online (com informações obtidas diretamente no site).

2- Referência Bibliográfica:

  1. https://tomazchavespaula.jusbrasil.com.br/artigos/210716253/carreira-pública-versus-carreira-na-advocacia-descubra-qual-mais-fazoseu-perfil, Consulta em 18/11/2018.

  2. https://www.oab.org.br/historiaoab/inicio.htm#criacaoordem, Consulta em 18/11/2018.

  3. https://www.amodireito.com.br/search/label/Artigos, Consulta em 18/11/2018.

  4. Constituição da Republica Federativa do Brasil, 2016, Legislação, Brasilia-DF.

  5. DE CASTRO, Flavia Lage. História Geral do Direito e Brasil. 6ª ed

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações712
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/advocacia-privada/648962669

Informações relacionadas

Das funções essenciais à justiça: a Advocacia Pública

Artigoshá 3 anos

As Atividades Privadas da Advocacia

Maria Lucia dos Santos, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Funções Essenciais à Justiça: Ministério Público, Advocacia e Defensoria Pública

Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
Artigoshá 7 anos

Origens históricas da advocacia

TIKAL TECH, Advogado
Artigoshá 7 anos

Prerrogativas do advogado: o que são e para que servem

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)