Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

Advogado ou Funcionário Público?

3 passos essenciais para decidir qual carreira seguir

há 7 anos

Fala Doutores! Hoje vamos começar nossa série sobre carreira. Você que está terminando sua graduação ou que acabou de se formar deve estar cheio de dúvidas a respeito de qual caminho seguir.

Ser Advogado ou funcionário público?

Acredito que todos os profissionais do Direito já tiveram essa dúvida. Chegou a hora da decisão, então vem comigo e vamos encontrar a resposta de uma vez por todas.

A escolha da profissão pode ser muito difícil para muitas pessoas. Eu mesmo passei por isso e vou compartilhar aqui os passos que utilizei para escolher a carreira pública.

Esses 3 passos essenciais são:

1. Clareza;

2. Comparar as profissões;

3. Perseverança.

1º Passo: Clareza: Você deve decidir que tipo de trabalho deseja realizar. As duas carreiras são completamente diferentes, apesar de estarem intimamente ligadas. Por isso, é necessário ter clareza em seus objetivos.

O que você busca em sua carreira? Estabilidade? Liberdade? Segurança? Repetição ou diversidade? Sua resposta será determinante na tomada de decisão.

O Direito possui um vasto campo de atuação, e no momento de escolher qual carreira seguir você deve considerar o que deseja para seu futuro.

2º Passo: Comparar o que cada carreira oferece: Acredito verdadeiramente que o melhor caminho é comparar os prós e contras que cada carreira oferece. Após analisar os pontos positivos e negativos, você poderá avaliar a profissão que melhor corresponde aos seus objetivos.

Mas se você ainda não sabe quais são os aspectos positivos e negativos de cada carreira, eu vou te ajudar. Nos próximos dias vou publicar um material preparado exclusivamente para esclarecer essas dúvidas.

3º Passo: Perseverança: Agora você já tem clareza em seus objetivos e já comparou o que cada carreira pode te proporcionar, portanto, só falta você perseverar no caminho escolhido e colher os frutos do trabalho. Nada vem com facilidade, mas com perseverança e trabalho você estará rumando para o sucesso.

DICA: Não abra mão da OAB. Mesmo que siga a carreira pública, no decorrer da vida você pode alterar seus objetivos. Ser aprovado na OAB pode facilitar uma mudança no futuro, caso entenda que a carreira pública não te faz mais feliz.

Uma pessoa preparada sempre tem uma carta na manga. Lembre-se que é muito mais acessível fazer o Exame da Ordem quando ainda está em ritmo de estudos. Deixar a OAB pra depois pode ser um erro de difícil reparação.

É isso, Doutores. Nos próximos dias vamos continuar essa séria e trazer um material comparando as duas carreiras citadas.

Vem comigo, vem #viverdedireito!

Rafael Francatto Assunção,

Idealizador e fundador da páginahttps://www.facebook.com/viverdedireito

  • Sobre o autorPalestrante, Chefe de Seção do TJSP e Especialista em Processo Civil
  • Publicações23
  • Seguidores325
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações3756
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/advogado-ou-funcionario-publico/417435290

Informações relacionadas

Jefferson Coutinho, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Do processo de conhecimento - fase postulatória

Notíciashá 21 anos

Impedimento do art. 30, inc. I, do Estatuto da OAB

Vicente de Paula Rodrigues Maggio, Advogado
Artigoshá 5 anos

Os Crimes de Prevaricação e Prevaricação Imprópria (CP, arts. 319 e 319-A)

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

A exceção da verdade nos crimes contra a honra no Código Penal

Caio Vinicius da Silva Miguel, Advogado
Artigoshá 2 anos

Produção de Provas no Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica e a Banalização da aplicação do julgamento Antecipado De Mérito

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Concordo, apesar de sempre querer seguir carreira pública, acabei me tornando advogada, saí da faculdade e passei imediatamente na OAB, hoje exerço a minha profissão, mas sem desistir da minha carreira pública. continuar lendo

O termo correto é SERVIDOR público. E por que não ser os dois? continuar lendo

Obrigado pela correção amigo. A carreira pública para Advogado será abordada em outro artigo, motivo pelo qual não foi mencionada. Este artigo é o primeiro de uma série. Continue acompanhando e fazendo criticas e sugestões. Obrigado! continuar lendo

Nélio Oliveira, parabéns pelo oportuno comentário! continuar lendo

Boa orientação para os formandos. continuar lendo

Muito bom, o artigo! continuar lendo