Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

Afinal, o que é uma Holding Familiar?

Breve explicativo do que é uma holding familiar e qual a dinâmica da estrutura.

há 22 dias

Muito se fala em Holding Familiar e que ela é um excelente instrumento de organização e proteção patrimonial, e também, meio facilitador para a sucessão.

Mas você sabe o que realmente é uma Holding Familiar?

Inicialmente é importante ressaltar que a Holding Familiar é uma estrutura jurídica, ou seja, uma empresa. E esta empresa necessariamente deve passar por todo o trâmite de criação tal qual ocorre com qualquer outra pessoa jurídica.

Contudo, a premissa básica é que o instrumento de constituição da empresa seja minuciosamente preparado para o objetivo principal da holding, que é a guarda, organização, proteção e transmissão do patrimônio familiar. Portanto, não são quaisquer cláusulas que devem constar no contrato social.

Para a elaboração de dito instrumento devem ser analisadas previamente as características da família, as atividades econômicas desenvolvidas dentro e fora do núcleo familiar, as relações interpessoais entre os envolvidos na constituição da empresa e os receptores das cotas sociais, o patrimônio da família e outros pontos sensíveis que conforme o caso concreto possam inviabilizar ou impactar a estrutura.

Após as análises necessárias, a empresa é efetivamente criada, repita-se, de forma totalmente personalizada conforme as necessidades daquela família, oportunidade que o patrimônio passível de integralização é transferido para a pessoa jurídica como forma de constituição de capital social.

Passada a fase da integralização do patrimônio e estando o capital social constituído, os sócios da empresa deixam de ser efetivamente os proprietários do patrimônio -que a esta altura já pertence à holding familiar-, e passam a ser detentores de cotas sociais, podendo nesta oportunidade, caso desejem, realizar a passagem de cotas aos herdeiros.

Referida passagem de cotas deve necessariamente respeitar todas as regras da sucessão previstas no Código Civil, ou seja, a holding familiar não deve ser meio para fraudar a legítima de herdeiros necessários e nem para ocultar patrimônio.

Em regra, a passagem de cotas aos herdeiros ocorre por meio de instrumentos de doação, com o respectivo recolhimento de imposto (itcd), ou por compra e venda de cotas (desde que a operação tenha real lastro financeiro).

Com esta operação, os herdeiros passam a figurar como sócios da empresa, o que evita que as cotas sociais passem pelo processo de inventário no momento do falecimento dos pais.

Independentemente da forma adotada para a passagem das cotas sociais, é possível resguardar aos sócios originários (pais) o usufruto e administração vitalícia das cotas, de modo que os herdeiros passar a ter apenas a nua propriedade das cotas sociais, podendo usufruí-las somente quando ausentes ambos os genitores.

De forma sucinta, é possível dizer que a constituição da holding familiar segue o seguinte roteiro: análise do caso => estudo de viabilidade de criação da estrutura => estudo sobre as relações interpessoais da família e possíveis impactos na estrutura => criação da personalidade jurídica => integralização do patrimônio => passagem de cotas aos herdeiros => reserva de usufruto aos genitores.

Caso a família não deseje realizar a passagem de cotas aos herdeiros é possível paralisar o processo na integralização do patrimônio, o que por si só pode gerar economia tributária a depender da atividade econômica por eles exercida, organização e proteção do patrimônio integralizado.

O importante neste processo é que a família seja acompanhada por profissionais habilitados das áreas jurídica e contábil, a fim de que todas as possibilidades e riscos sejam avaliados, sobretudo a real viabilidade da holding familiar no caso concreto da família assessorada.

Andressa Romero, OAB/GO 36.920.

  • Sobre o autorEspecialista em Holding Familiar e Planejamento Sucessório
  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/afinal-o-que-e-uma-holding-familiar/2453255627

Informações relacionadas

Montax Inteligência, Advogado
Artigoshá 22 dias

Devida Diligência para uma Conduta Empresarial Responsável (CER) em Portugal, Como Fazer?

Marcelo Vaes
Artigoshá 22 dias

Como Anular Multas de Trânsito mesmo Sendo Culpado pela Infração?

Carlos Bressan de Oliveira, Advogado
Artigoshá 22 dias

Artigo sobre Paternidade (ou Maternidade) Socioafetiva. Como se prevenir...

Tatiana Silva Advogada, Advogado
Artigoshá 22 dias

Como dar entrada no Divórcio?

BCCP
Artigoshá 22 dias

Limitação da Responsabilidade do Sócio e Desconsideração da Personalidade Jurídica

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Artigo sensacional! Explicação clara e objetiva! Parabéns Doutora! continuar lendo