Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Bancada evangélica é ovo do nazismo, afirma frei Betto

O Escritor e teólogo Frei Betto disse que a bancada evangélica — um movimento político-religioso fundamentalista, ressaltou — ameaça a democracia brasileira porque equivale ao “ovo da serpente” dos anos 30 do qual nasceu o nazismo.

há 9 anos

Bancada evanglica ovo do nazismo afirma frei Betto

Naquela época, na Alemanha, disse, “depois que a coisa esquentou é que muito gente se deu conta” do monstro que tinha sido gerado.

A Frente Parlamentar Evangélica, à qual Frei Betto se referiu, é presidida pelo deputado João Campos (PSDB/GO). É composta por deputados (a maioria) e por senadores de diferentes partidos, no total de 79.

Ela tem se destacado por ser contra, por exemplo, as propostas de igualdade aos homossexuais. Se pauta principalmente por uma leitura conservadora da Bíblia. Um de seus integrantes, Marco Feliciano, é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara.

Bancada evanglica ovo do nazismo afirma frei Betto

Betto é um dosfundadores do PT

Frei Betto (foto), ao falar a cerca de mil lideranças católicas no 9º Encontro Nacional Fé e Política, no final de semana, no campus da UCB (Universidade Católica de Brasília), se mostrou preocupado com os “segmentos religiosos [evangélicos] que estão cada vez mais partidarizados”.

“Não tenho nada contra os evangélicos, tenho contra essa bancada.”

Defendeu o laicidade: “O Estado e os partidos não devem ter religião, mas respeitar a diversidade do pluralismo religioso”.

“Precisamos abrir o olho porque está sendo chocado no Brasil o poder fundamentalista de confessionalização da política”, afirmou. “Isso vai dar no fascismo.”

Fonte: Paulopes

  • Publicações25
  • Seguidores201
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/bancada-evangelica-e-ovo-do-nazismo-afirma-frei-betto/245988049

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É curioso observar um comunista taxando alguém de fascista. continuar lendo

Não descartando tal hipótese, mas pela superficialidade da afirmação creio que esse texto veio para criar polêmica.

Seria interessante que tal alegação fosse complementada com uma contextualização com o momento pré-nazista e com o fundamentalismo que lá instaurou-se conjugando as semelhanças com o momento político brasileiro atual .

Vejo que só ira favorecer uma discussão acalorada entre os que são evangélicos e os que não são.

Eu frequento uma igreja evangélica e abomino esses seres. Porém, tanto o texto como a fonte não apresentam um conteúdo que acrescente nada a validação dessa afirmação.

Diria que é somente lenha na fogueira. continuar lendo

Falácia. Não sou simpatizante da bancada evangélica, mas também tenho verdadeira ojeriza a qualquer político que envolva religião em seus atos públicos. Frei Betto é adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, alguns destes especializados em se apropriar do bem alheio, também ocupou a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Como se vê, está envolvido com a política desde sempre, quando deveria estar cuidando do rebanho de sua igreja. É a velha retórica, os evangélicos incomodam por terem posições favoráveis a família, por serem mais conservadores... E aí os demais devem aceitar a liberalidade dos outros cristãos. Melhor seria cada qual em seu canto, sem misturarmos política com religião, mas tal mundo perfeito inexiste. Tenho dito! continuar lendo

Um típico comunista (ideologicamente falando), chamando outros de fascistas.
O dito "teólogo", fundador do PT, não me inspira a leitura e nem a atenção. continuar lendo