Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Dicas para identificar um falso advogado

Publicado por Ennio H M Barbosa
há 6 anos

Venho tomando conhecimento de golpistas que, se passando por advogados, ligam ou enviam correspondência para as pessoas dizendo que elas possuem um dinheiro a receber decorrente de algum determinado processo. Para que recebam o dinheiro, pedem dados bancários e até mesmo depósitos para pagar os “devidos” honorários.

Em minha jovem carreira de advogado, considero que não foram poucas as vezes em que clientes me procuraram pedindo esclarecimentos sobre fatos como este. Colegas também já me relataram terem clientes que quase foram vítimas, porém muitas pessoas ainda caem em golpes como estes.

Os estelionatários chegam a utilizar informações de acesso público sobre processos dos tribunais como isca.

Infelizmente, o caso que relatei é apenas uma das várias modalidades de golpe que estelionatários se passando por advogados podem aplicar. Notícias de golpes envolvendo renegociação de dívidas, libertação de familiar preso podem ser encontradas. Não que tais resultados não possam ser obtidos por meio de advogados reais, mas cada caso é um caso e, de acordo com as particularidades de cada um, pode ou não haver o direito.

Fato é que os criminosos gostam de tocar na “ferida” das possíveis vítimas ao prometer resultados. Justamente pessoas com valores a receber de algum processo que tramita lentamente, dívidas ou algum parente ou amigo preso.

Acredito que sábio é aquele que verifica a consistência das informações e, partindo deste princípio, tenha a consciência de que são ínfimas as chances de que alguém lhe procure oferecendo dinheiro fácil sem que isto seja um golpe. Além disso, saiba que a advocacia é uma atividade-meio, ou seja, não pode ser ofertado um serviço com resultado garantido.

Assim sendo, seguem algumas dicas para prevenir-se de falsos advogados:

- Peça o nome e número da OAB e consulte no Cadastro Nacional dos Advogados (http://cna.oab.org.br/). Se não encontrar, não é advogado. Se encontrar, pode ser que seja outra pessoa se passando por ele;

- Você é parte de algum processo? Entre em contato com o advogado a quem você deu procuração e relate o que aconteceu;

- Você não é parte de algum processo? Grande chance de ser uma tentativa de golpe. Procure um advogado de sua confiança para se informar melhor;

- Em caso de carta ou algum outro meio escrito, preste atenção ao português. Um advogado, profissional que ganha a vida lendo, estudando, escrevendo, redigindo artigos, teses para defender os seus clientes, provavelmente não cometerá erros de português – no entanto, isto não quer dizer que se pode confiar em qualquer coisa com o português bem escrito.

Estas são quatro dicas muito simples, mas que se observadas poderão ser a diferença entre cair ou não em um golpe.

Por fim, um conselho importante: não perca o seu tempo “batendo boca” com o “golpista” por desconfiar que se trata de um golpe. Muitas vezes ele irá recorrer à estratégia de tentar jogar a culpa para o seu lado, afirmando que você está o ofendendo, que você é o único que o questionou, enfim, tentando te convencer do que ele propõe.

  • Publicações3
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações2666
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/dicas-para-identificar-um-falso-advogado/612532048

Informações relacionadas

Paulo Roberto Moreira, Bacharel em Direito
Notíciashá 2 anos

Golpe do Falso Advogado

Espaço Vital
Notíciashá 7 anos

Exercício irregular ou ilegal da advocacia passa a ser crime

Notíciashá 11 anos

OAB combate exercício ilegal da profissão

Tarciano Recrutador, Estudante de Direito
Artigoshá 9 meses

Captação de Clientes jurídicos, o que pode e não pode!

Raquel Töian, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como identificar um falso advogado?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito obrigada por esse artigo, ele é realmente muito útil! continuar lendo