Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Direito Penal I - Conceitos

há 7 anos

Este trabalho é um resumo acadêmico da obra Curso de Direito Penal - Parte Geral do Prof. Rogério Greco.

FICHAMENTO 1 - CONCEITO DE DIREITO PENAL

1 - FINALIDADE DO DIREITO PENAL: A doutrina dominante defende que a finalidade do direito penal é a proteção dos bens jurídicos, bens estes que são políticos e não materiais, uma vez que a sociedade costuma eleger momentaneamente alguns bens e deixa de considerar outros como vitais.

Porém existe ainda alguns autores, entre eles Jakobs, que discorda dessa idéia, uma vez que quando o direito penal é aplicado o bem jurídico já foi prejudicado, dessa forma não teria como protegê-lo, a finalidade do direito penal seria portanto afirmar que a norma penal é válida, dessa forma a validade seria provada com a devida aplicação da norma, demonstrando aos descrentes que a norma tem poder.

2 - A SELEÇÃO DOS BENS JURÍDICO-PENAIS: No momento da seleção dos bens jurídicos imprescindíveis a sociedade, o critério usado pelo legislador para eleger tal bem tem como base a Constituição Federal, uma vez que ela tem o papel de nortear os princípios da nação, assim como impedir que o legislador aja com tirania elegendo os bens penais que quiser.

3 - DIREITO PENAL OBJETIVO X SUBJETIVO: O direito penal tem seu poder emanado do Estado que por sua vez é soberano, logo o direito penal objetivo é aquele que é posto pelo Estado e deve ser respeitado acima de tudo, uma vez que o Estado é dotado de poder coercitivo para fazer valer as normas.

Por outro lado temos o direito penal subjetivo está associado ao IUS PUNIENDI ou Direito de Punir, este com base nos preceitos do ordenamento defende que somente o Estado tem o direito de punir determinados atos, mesmo quando necessário que seja feita queixa-crime, ainda assim cabe ao agredido somente o ius accusationis, ficando com o Estado a função de ius puniendi.

4 - MODELO PENAL GARANTISTA DE LUIGI FERRAJOLI: O modelo garantista trazido por Luigi Ferrajoli defende que sendo a constituição a base de todas as normas do ordenamento, segundo Kelsen, o legislador não pode criar crimes penais que não estejam amparados na legislação, dessa forma a constituição federal surge como uma defensora da população frente ao Estado e cabe ao juiz no ato do julgamento defender como prioridade as garantias fundamentais da pessoa humana.

4.1 Dez axiomas do garantismo penal:

1. Nulla poena sine crimine - Só poderá ser imposta sanção penal se for cometido alguma infração.

2. Nullum crimen sine lege - A infração penal deve ser prevista em legislação.

3. Nulla lex (poenalis) sine necessitate - A base do princípio da intervenção-mínima, o direito penal só pode intervir para criar pena se houver devida necessidade de proteção a um bem jurídico importante.

4. Nulla necessitas sine injuria - O bem jurídico que foi violado deve ser um bem de terceiros.

5. Nulla injuria sine actione - O fato só será considerado como crime se for pratico.

6. Nulla action sine culpa - Somente ações culpáveis poderão ser reprovadas.

7. Nulla culpa sine judicio - Deve ter um juiz imparcial e competente para o julgamento.

8. Nullum judicium sine accusatione - É preciso haver uma acusação por parte de algum órgão.

9. Nulla accusatio sine probatione - Defende que a pessoa responsável pela acusação, deve ser a mesma por apresentar provas.

10. Nulla probatio sine defensione - Fica assegurado a ampla defesa ao acusado.

  • Sobre o autorEterno Aprendiz.
  • Publicações7
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1411
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/direito-penal-i-conceitos/501857014

Informações relacionadas

Victor Fortes, Advogado
Artigoshá 9 anos

Conflito aparente de normas penais

Wesley Caetano, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 meses

Conceito de Direito Penal

Douglas Pereira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Resumo de tudo: Normas Penais em Branco.

Wemerson Leandro de Luna, Advogado
Artigoshá 9 anos

Jurisdição, competência e sujeitos no Direito Processual Penal

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo 1. Direito Penal: Conceito, Objeto e Conteúdo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)