Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Furto de sinal de Wi-Fi é crime

Furtar sinal de wi fi é crime e pode dar de 2 a 8 anos de cadeia.

Publicado por Pedro Henrique Ramos
há 4 anos

Graças à tecnologia dos tempos atuais é possível acessar a internet de qualquer lugar, até mesmo quando estiver andando na rua. Para isso, basta ter em mãos um celular ou notebook com o recurso que capta o sinal aberto de internet, o chamado wi fi.

Em um passeio rápido pelo centro da cidade ou no descanso em um banco da praça do seu bairro, é possível encontrar 3, 4, 5 ou até mais redes desbloqueadas. E isso permite ao indivíduo o uso indevido da sua internet.

Esse descuido pode ser a porta de entrada para graves problemas para muitos usuários e ainda virar caso de polícia.

Segundo a Polícia Civil, está ficando cada vez mais comum hackers saírem com um celular ou notebook pela cidade buscando acessos desprotegidos para utilizar com más intenções, como por exemplo: invadir computadores de empresas, bancos, e o pior de tudo, deixando o dono da rede que não fez a segurança como o culpado pela invasão, pois, o invasor está usando o acesso desta pessoa.

Mesmo nos casos mais simples em que o vizinho se aproveita do descuido para navegar, o furto de sinal de internet é crime. E quem o fizer, pode parar atrás das grades.

Graças à lei 12.737/12 que trata de crimes de internet, uma vez lavrado o B.O, as providências são tomadas e o furto qualificado do wi fi prevê uma pena de 2 a 8 anos de cadeia.

Algumas dicas para proteger seu Wi FI contra invasores

No Brasil, o acesso On Line vem se popularizando cada dia mais. Nas lojas, as facilidades de compras tornaram os Notebooks e Celulares mais fáceis de serem adquiridos.

Com a chamada internet sem fio, o que muita gente esquece é dos cuidados com a segurança na hora de navegar; e isso pode ser a porta aberta para invasão da internet.

Alguns passos para aumentar a proteção do seu equipamento Wi-Fi:

  1. Faça login no seu roteador através do número IP. O IP pode variar de acordo com cada marca de modem, podendo ser: 192.168.1.1, 192.168.0.1, 10.0.0.1, etc.
  2. Crie um nome de Administrador para sua rede.
  3. Gere uma senha complexa e segura usando de símbolos, letras maiúsculas mescladas com minúsculas.
  4. Evite divulgar sua senha até mesmo para pessoas da família que você não confia, pois, esse parente pode acabar deixando escapar para um amigo e esse amigo para outro amigo, até você não ter mais controle sobre a situação.

A senha do seu wi-fi é uma chave de grande responsabilidade, assim como a chave da porta da sua casa.

Construir uma rede sem fio sem proteção, é como construir uma casa sem portas. E você não quer dormir em uma casa com as portas abertas, não é mesmo?

Então, pense também sobre isso: não deixar as portas do seu wi fi abertas para que hackers possam entrar e levar tudo que querem.

  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações3272
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/furto-de-sinal-de-wi-fi-e-crime/804418883

Informações relacionadas

Guilherme Schaun, Advogado
Artigoshá 5 anos

Uma lista com 24 crimes virtuais.

Notíciashá 10 anos

Revenda de sinal de internet é crime

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Notíciashá 9 anos

Dizer o Direito: É crime prestar serviço de provedor de acesso à internet sem autorização da ANATEL via rádio?

Thais Spolon, Advogado
Artigoshá 3 anos

4 motivos para você não compartilhar sua internet com vizinhos

Gilberto Assunção, Advogado
Artigoshá 7 anos

Gato de energia elétrica é crime?

-1 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)